Prefeitura doa veículo para Centro Dia Maturidade
Por Daniela Trombeta Dias
“ Verba para a compra da Perua Kombi foi disponibilizada através de emenda do deputado Edinho Araújo”
A Prefeitura de Santa Fé, através de uma emenda parlamentar do deputado Edinho Araújo, adquiriu uma Perua Kombi para realizar a locomoção dos idosos atendidos pelo Centro Dia Maturidade, situado na Rua 19, entre as ruas 10 e 12.
Até então, era a família que arcava com a despesa do transporte, que era de R$ 90,00 mensais, porém, agora, o transporte é feito gratuitamente.
Sobre o local
Com o objetivo de oferecer qualidade de vida em vários aspectos a pessoas idosas, em 24 de agosto de 2008 foi fundado o Centro Dia Maturidade “Geraldo Martinez”. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 17:00 horas, e oferece a 35 idosos uma equipe de multiprofissionais que dá assistência de acordo com a necessidade de cada um, como, por exemplo, fisioterapia, educação física, pedagogia (alfabetização), psicologia, nutrição e ainda conta com enfermeiro, assistente social e terapeuta ocupacional.
O órgão responsável pelo Centro Dia Maturidade é a Secretaria de Ação Social da Prefeitura e, o objetivo do mesmo é promover a convivência social, atividade física, educacional e cultural, evitar o isolamento social fortalecendo o vínculo familiar, respeitando a dignidade e a integridade.
A coordenadora do Centro Adriana Marcato, explicou que lá no local os idosos cadastrados passam o dia todo, fazem refeições, como café da manhã, almoço e lanche da tarde, e, durante o período em que lá permanecem, participam de várias atividades com os profissionais da equipe, o que faz com que eles se distraiam, divirtam, trabalhem a coordenação motora, o que faz muito bem à saúde e ao bem estar em geral.
Uma vez a cada 15 dias, os idosos são levados a passeios, como no Parque Ecoturístico das Águas Claras, Mata dos Macacos e Parque Ecológico, e todos os meses eles fazem festa de comemoração aos aniversariantes do mês.
Para participar do Centro, a pessoa deve ter acima de 60 anos, estar lúcida e não ter problemas degenerativos. Outras informações pelo telefone 3631 5186.