Professora santafessulense participam de evento na Argentina

Publicado em 7/11/2014 23:11

Na ocasião, foi apresentado um trabalho com o tema “Representações de Letramento:  O Discurso do Idoso”

Por Lucas Machado

A professora da rede municipal de Santa Fé, Silvana Cosmo Dias, que está estudando mestrado pela Uems – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-, participou, nos dias 30 e 31 de outubro, quinta e sexta-feira da semana passada, juntamente com Silvane Aparecida de Freitas, professora na Uems, do VII Coloquio de Aledar – Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso -, Capítulo Argentina, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
O evento, que ocorreu na Universidade de Buenos Aires, no campus da Faculdade de Filosofia e Letras, ambas apresentaram o trabalho “Representações de Letramento: O Discurso do Idoso”, que faz parte da dissertação do mestrado da professora Silvana Cosmo Dias, que tem o tema “A Formação Identitária do Sujeito Idoso: Memória e Letramento”.
Nos dois trabalhos apresentados, o objeto de estudo foram as memórias de letramento dos alunos EJA – Ensino para Jovens e Adultos -, oferecido na Escola Municipal Cirley Volpe Lopes.
O evento contou com a participação de pesquisadores dos países latino-americanos, e teve o objetivo de promover a difusão dos avanços dos estudos e debates do Discurso em pesquisa e desenvolvimento, tendo como elemento central o contexto de uso da língua.
Segundo Silvana, a oportunidade de participar de um evento internacional enriquece o currículo do estudante, e abre portas para o mercado de trabalho, além de proporcionar crescimento pessoal e profissional.
“Pude divulgar o meu trabalho de pesquisa do Mestrado e, principalmente, exercer uma troca de experiências acadêmicas. As palestras foram excelentes e trouxeram grandes contribuições teóricas ao nosso conhecimento. Dessa forma, contribuímos para o fortalecimento de pesquisas acadêmicas que evidenciam temáticas de cunho social, como a do idoso, e trazem como fio condutor a inclusão daqueles que foram colocados à margem da sociedade contemporânea, tão excludente. O evento trouxe, ainda, grande contribuição de ordem cultural, social e científica, além do mais, um orgulho para mim, enquanto pesquisadora, em elevar o nome da nossa cidade e da Educação Minicipal”, finalizou Silvana”.

Última Edição