Programa de alimentação beneficia produtores rurais e oferece alimentos frescos para a merenda escolar
Da Redação
Na quinta-feira da semana passada, 18, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Tiago de Campos, reuniu-se na Secretaria Municipal de Educação com os produtores rurais que têm interesse em participar do PNAE 2017 – Programa Nacional de Alimentação Escolar –.
Uma lei do Governo Federal estabelece que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida da Agricultura Familiar, através da compra direta dos produtores rurais para as escolas. Em Santa Fé essa cota é de 35%, podendo ser aumentada ao longo dos anos conforme a produção e a diversificação de alimentos dos agricultores familiares.
Segundo o secretário, o programa, além de beneficiar os produtores rurais do município, tem como objetivo fornecer diversos produtos, como frutas, hortaliças, verduras, dentre outros.
O valor de repasse para o Programa, que conta com 26 agricultores familiares que entregam cerca de 30 produtos de hortifrúti, como laranja, tangerina, uva, banana, hortaliças, melancia, entre outros, é de R$ 197.779,12. “Este programa é de extrema importância para esses agricultores, pois abre um vasto mercado para os produtos da agricultura familiar, que entregam seus produtos a preço de mercado, ao mesmo tempo em que a Prefeitura exige a qualidade desses itens, garantindo para os alunos alimentos frescos”, concluiu o secretário Tiago de Campos.