Rubineia será considerada como município de interesse turístico
Por Vinicius da Costa
A cidade foi a única do Noroeste Paulista que teve seu projeto aprovado
Nesta semana, a Secretaria de Turismo de Rubineia foi informada por uma comissão do Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias –, que, dentre 186 municípios inscritos, Rubineia está entre as seis cidades que tiveram seus projetos aprovados como Município de Interesse Turístico.
Consta que a inscrição para esse plano se formaliza com uma apresentação de um projeto que comprove o potencial turístico da cidade através de uma entrega de protocolos e documentos, e, no caso de Rubineia, os mesmos foram entregues no gabinete do deputado Itamar Borges, que defendeu o projeto em plenário, assim como na Comissão de Turismo da Alesp -Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo –.
Em entrevista a O Jornal, o secretário de turismo daquela cidade, Carlos Fernando da Silva, relatou que o projeto ainda está sem data para ser implantado, pois agora depende da assinatura do governador Geraldo Alckmin, que sancionou a Lei nº 1.261 em 29 de abril de 2015, na qual criou as cidades turísticas paulistas.
“Das seis cidades, as três melhores avaliadas serão elevadas a condição de estância. Além de Rubineia, os municípios de Rifaina, Santa Branca, Brodowski, Tatuí e Espírito Santo do Pinhal, também foram aprovados na comissão e tiveram seus projetos encaminhados ao Dade”, relatou Carlos.
O secretário relatou que a cidade terá muitos benefícios, caso seja elevada para a categoria de Estância Turística. “Um dos benefícios é que a cidade, a exemplo das estâncias, receba recursos para serem aplicados em infraestrutura de turismo, mediante a apresentação de projetos. Os Municípios de Interesse Turístico também receberão, como inicialmente anunciado, em torno de R$ 700 mil por ano para serem aplicados exclusivamente em infraestrutura de turismo, e os três primeiros colocados por desenvolver um bom trabalho em ações de turismo serão elevados a condição de estância. Uma competição muito interessante e que fará com que os gestores se empenhem, tanto para se manter no grupo, como para subir”, finalizou Carlos Fernando da Silva.