Santa Fé, mais uma vez, terá o encanto do Sonho de Natal

Publicado em 3/10/2014 23:10

No ano passado, o Projeto atingiu a marca de 2,4 milhões de garrafas pets, transformadas em milhares de peças natalinas, que enfeitam praças, ruas e avenidas, atraindo milhares de turistas e encantando a população

Por Daniela Trombeta Dias e Lucas Machado

2007_10152406833408219_165386134_n 1467345_10152406837588219_268950641_n Decoração do projeto Sonho de Natal deste ano será surpresa para população enfeintes sonho de natal Sonho-de-NatalTodos os dias somos informados através das diversas mídias que devemos praticar a sustentabilidade.
Muitas pessoas são ‘sustentáveis’, ou seja, diariamente fazem algo sustentável e não sabem, pois a sustentabilidade abrange a prática de muitas coisas, desde economizar água, utilizar água da chuva para regar o jardim ou lavar o quintal, customizar itens como roupas e acessórios para serem reutilizados, ao invés de serem jogados no lixo, dentre outras coisas.
Segundo o dicionário, a sustentabilidade é a habilidade de sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar de algo. No caso dos recursos naturais, deve suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Projeto Sustentável ‘Sonho de Natal’
Criado em 2006, o Projeto Sonho de Natal completará no final deste ano sua nona edição.
O mesmo foi implantado em Santa Fé na gestão do então prefeito Itamar Borges, e idealizado pela então presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira dama Gislaine Santanieli Borges, com o objetivo de educar ecologicamente a população, arrecadando garrafas de plástico que, por sua vez, são transformadas em peças decorativas com temas natalinos.
Na primeira edição, inaugurada no dia 1º de dezembro de 2006, foram usadas 300 mil garrafas para a confecção de 500 peças, como velas, anjos, árvores, bolas e bengalas decorativas de Natal.
Por seis anos, a responsável pelo Projeto e pela confecção das peças, juntamente com uma equipe, foi Josy Buosi. Desde 2012, Claire Alves Fernandes passou a coordenar o mesmo, e atualmente, durante todo o ano, trabalham na fabricação de itens natalinos, fazendo o uso das garrafas pet.
No ano passado, foram usadas 2,4 milhões de garrafas, e, neste ano, com a arrecadação de 200 mil, o total será de 2,6 milhões de garrafas.
Devido a popularidade do Projeto, a cidade recebe milhares de turistas, e, por isso, a Prefeitura, através das Secretarias de Cultura e Turismo, implantaram o calendário “Sonho de Natal”, e nele são oferecidas diversas atrações, como apresentações musicais, shows, danças, a chegada do ‘Papai Noel’ e queima de fogos.
Os alunos de projetos sociais da cidade, assim como da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -, o grupo de dança da Unati – Universidade Aberta a Terceira Idade -, e o Coral Canto do Sol também se apresentam no Palco Principal da Praça Salles Filho nesta época.
Durante os eventos realizados pelo Sonho de Natal acontecem o Encontro de Carros Antigos, Exóticos e Especiais, que este ano está em sua 12ª edição; a Noite Nipônica, do Clube Nipobrasileiro; o Garçom Cross; o 6º Festival de Violeiros, e, ainda, o 12º Encontro de Sanfoneiros.
A cada edição, a coordenadora Claire, junto com sua equipe, escolhe as cores predominantes do Projeto, sendo que este ano a cor de destaque será o branco, juntamente com as cores natalinas, verde, vermelho, prata e dourado.
O Sonho de Natal fica exposto por quase dois meses, sendo que neste ano as luzes se acenderão no dia 21 de novembro, com show musical apresentado na Praça Salles Filho.
O Projeto
Assim que são levadas para o barracão do Projeto, as garrafas pet são lavadas, secadas, cortadas, moldadas e pintadas para, então, se transformarem em adereços natalinos, todos com extremo bom gosto, que dão ao centro da cidade um clima alegre, de harmonia e paz.
Atualmente, 13 funcionários trabalham durante todos os meses do ano na fabricação e preparação de cada item natalino. Esses funcionários foram todos contratados pela Prefeitura, através de concurso.
“As peças de edições anteriores são reformuladas a cada ano para que a decoração seja composta sempre de novos itens. Como recebemos garrafas também do Projeto Luxo do Lixo, as que sobram são reenviadas àquele projeto”, disse Claire.
Ainda segundo ela, o Projeto sempre foi bem aceito e aplaudido pela população, tanto que não são registrados atos de vandalismo ou roubos.
“Além de todos os enfeites serem ecologicamente furados para evitar o acúmulo de água e se tornarem possíveis criadouros da Dengue, o Projeto gera renda e muda a visão de sustentabilidade dos trabalhadores”, afirmou.
Cada peça confeccionada tem a sua beleza, porém, as árvores natalinas são as que mais chamam a atenção, principalmente a que é instalada na principal entrada da cidade, e que mede 15 metros de altura, e 13 metros de circunferência. No total serão usadas mais de 1 milhão de lâmpadas.
Destaque nacional
Indiscutivelmente, a cidade fica mais bonita e elegante com o Sonho de Natal, e é comum que, quando se dá o início do Projeto, jornais de toda a região, e fora dela, estampam manchetes como “Santa Fé ilumina-se com o Sonho de Natal”, “Sonho de Natal enfeita Santa Fé e atrai milhares de pessoas”, e outros.
Incentivo
Desde o início a população é incentivada a participar do Projeto através das escolas, tanto municipais quanto particulares e estaduais, com a arrecadação de garrafas para serem transformadas em peças.
Através da Secretaria de Educação, a cada dez garrafas doadas por aluno, o mesmo recebe um cupom para concorrer a prêmios, como bicicletas, computadores e outros. Os funcionários das escolas participantes também são premiados.
As garrafas pet também são doadas pelo projeto Luxo do Lixo, que é um projeto de reciclagem da cidade.
Segundo as regras, as pets devem ser lavadas e entregues sem rótulos na diretoria de cada escola.
Investimento
A ACE – Associação Comercial e Empresarial -, de Santa Fé do Sul, sempre colabora financeiramente nas despesas do Projeto Sonho de Natal, além de promover as vendas e elevar o conceito do comércio com uma campanha ousada, sorteando este ano um carro zero quilômetro, além de outros prêmios.
“Investimos no Sonho de Natal porque é um projeto que, com sua beleza, atrai milhares de turistas à nossa cidade, fomentando a venda no comércio, entre outros benefícios”, disse o presidente da ACE, Marcelo Vilela.

Última Edição