Sonho de Natal 2016 deverá atrair milhares de pessoas a Santa Fé
Por Lelo Sampaio e Silva
O Projeto Sonho de Natal, neste ano já em sua 11ª edição, devido ao grande sucesso dos anos anteriores, deverá atrair milhares de turistas para a cidade, haja possuir uma das decorações natalinas mais bonitas do Estado.
Segundo a coordenadora do projeto, Claire Alves Fernandes, este ano a cidade ficará ainda mais exuberante, com decorações por todos os lados, nos postes e nas árvores onde se concentra um maior número de lojas, nos portais de entrada da cidade, e nas principais praças.
Os funcionários da Prefeitura já estão trabalhando em ritmo acelerado para deixar tudo pronto para a noite de inauguração, que acontecerá no dia 19 de novembro, às 20:00 horas, na Praça Salles Filho.
“No ano passado, foram 150 mil novas garrafas PET usadas para a manutenção de peças antigas e para a confecção de novos enfeites. A decoração foi feita com aproximadamente 1 milhão de garrafas PET, haja vista que até mesmo os enfeites da primeira edição são usados”, disse a coordenadora.
Este ano, segundo ela, foram arrecadadas, até este mês, cerca de 100 mil garrafas e até o final deste mês a estimativa é de que pelo menos mais 50 mil unidades sejam arrecadadas, totalizando, assim, 1,3 mil garrafas nos enfeites.
No ano passado, os principais destaques da decoração foram a grande árvore na Praça Salles Filho, a árvore no portal de entrada da cidade. Neste ano, assim como nos últimos anos, serão destaque a iluminação nos postes; a Sagrada Família, defronte a Igreja Matriz, ou seja, os mesmos enfeites, porém com novas pinturas, reestruturadas.
“Nem sempre todas as peças antigas são novamente usadas; porém, quando isso ocorre, elas são apresentadas de ‘de cara nova’”, explicou Claire.
Para este ano, algumas das novidades serão uma nova ‘Sagrada Família’; a árvore do portal, que terá o mesmo tamanho, mas com um formato diferente; e a árvore da Praça Salles Filho que, mesmo com os mesmos tamanho e formato, terá nova decoração.
Atualmente 8 funcionários trabalham no projeto. “Já estamos também com um pintor e um eletricista desde este mês, totalizando 10 pessoas envolvidas na decoração e montagem das peças. Logo teremos mais profissionais para que haja a montagem das árvores, do sistema de luz, dentre outros serviços. Todos os anos o trabalho começa em março, pois, até a inauguração, existem várias etapas, desde a arrecadação das garrafas, a montagem das peças, decoração, testes de luz, dentre outros serviços”, afirmou Claire Fernandes.