Uso de anabolizantes ainda é comum entre os jovens

Publicado em 1/02/2014 02:02

Da redação

Para tentar conscientizar ainda mais as pessoas, principalmente os jovens atletas sobre o uso de anabolizantes, a Prefeitura de Santa Fé, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, está alertando a população.
Os anabolizantes são substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administrados principalmente por via oral ou injetável.
Muitas pessoas fazem uso dessas drogas para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo. Os atletas eram os principais usuários dos anabolizantes; entretanto, o uso vem se espalhando também por não-atletas.
Os homens ainda representam a maior parcela de usuários, mas esse uso vem crescendo também entre as mulheres e adolescentes.
Por mais que a Vigilância Sanitária faça a fiscalização desse comércio, é difícil o controle da venda dessas drogas, por isso busca como saída à divulgação de informações dos prejuízos que essas drogas trazem para a saúde.
Na procura de um corpo perfeito, as pessoas se arriscam fazendo o uso dessas substâncias.
“É proibido o consumo de anabolizantes sem prescrição médica, pois, quando usados indistintamente, provocam inúmeros efeitos colaterais, sendo eles o aumento da pressão arterial, lesão cardíaca, lesão do fígado, alteração de enzimas do fígado, aumento da acne, efeito masculinizante nas mulheres, entre outros”, disse o secretário de Saúde Carlos Rogério Garcia.

Última Edição