DIREITO DO CONSUMIDOR – ENDIVIDADOS DEVOLVEM VEÍCULOS FINANCIADOS
É fato que a facilidade para a aquisição de veículo por meio de financiamento é uma arma sedutora para as lojas e concessionárias de automóveis.
Assim, muitos brasileiros acabaram utilizando do financiamento para adquirir veículos.
Porém, a atual crise econômica tem levado diversos consumidores a devolver o automóvel financiado para os bancos, já que não conseguem pagar as prestações.
Contudo, a crise somada às inúmeras devoluções de veículos para as financeiras trouxe como consequência a lotação dos pátios de leilões de automóveis. Muitos veículos são de modelos novos, com menos de um ano de uso e em perfeito estado de conservação.
Grande parte dos automóveis foi devolvida de maneira voluntária, ou seja, foi o próprio consumidor que procurou a financeira para entregar o veículo.
Dentre os motivos que normalmente convencem o consumidor a entregar o automóvel é a alta taxa de juros, já que a falta de pagamento de algumas poucas parcelas pode aumentar muito o valor da dívida.
É importante destacar que é muito relevante a quantidade de consumidores que devolvem o veículo por terem ficado desempregados.
Por outro lado, a crise despertou a oportunidade de fazer ótimos negócios para aqueles que procuram um carro com valor mais acessível.
Com efeito, diversos consumidores estão adquirindo veículos em ótimo estado de conservação nos leilões, e por preços bem atraentes em virtude da grande quantidade de automóveis nos pátios.