DIREITO DO CONSUMIDOR: GREVE BANCÁRIA E SUAS CONSEQUENCIAS

Publicado em 24/10/2015 00:10

É bem verdade que quase todos dependem dos bancos para realizar algum tipo de atividade, seja para receber salário, pagar contas, fazer financiamento, transferência bancária, entre outras.
É sabido que diversas pessoas já passaram por dificuldades em virtude da greve bancária, que, diga-se de passagem, ocorre anualmente de maneira reiterada.
Como visto, a insatisfação da classe bancária é visível, assim como a falta de interesse dos banqueiros em atender as suas reinvindicações.
Logo, diante de um dos setores mais lucrativos do Brasil e do mundo, que é atividade bancária, apresenta-se a indignação de seus funcionários que são expostos constantemente à extrema pressão e estresse, sem serem remunerados dignamente.
Contudo, cabe destacar que os bancários estão exercendo o direito de greve, que é previsto em lei, e que não pode ser considerada abusiva, desde que mantenham um atendimento mínimo aos clientes.
Ocorre que a população brasileira, já tão sofrida com a atual crise, vem sendo massacrada por mais essa dificuldade.
Assim, os clientes são orientados a utilizar os canais alternativos de atendimento, tais como os caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos credenciados.
Todavia, mesmo com os canais alternativos, a população vem sofrendo sérios problemas, em atenção aos casos que o cidadão não consegue resolver seus problemas por meio do autoatendimento, eis que é necessário que a transação seja realizada diretamente na agência bancária, tais como a liberação de FGTS, levantamento de alvará de depósito judicial etc.
Ademais, os clientes estão enfrentando dificuldade em conta do limite diário de saque disponível no caixa automático, fato que obriga o cidadão a retornar várias vezes em dias diferentes para sacar a quantia necessária para pagar suas contas.
Vale destacar que além do incômodo de ter que retornar ao banco diversas vezes para efetuar o saque, o cliente ainda fica muito mais exposto ao risco de um assalto, uma vez que pode ser observado por bandidos que notam sua conduta diária de efetuar saques no caixa eletrônico.
É preciso lembrar que a greve dos bancários causou aumento significativo do movimento de clientes nas casas lotéricas, assim como nos demais estabelecimentos credenciados a fazerem saques e pagamentos.
Como visto, o desconforto de esperar na fila acabou se agravando em muito em decorrência da greve bancária, amargando ainda mais a vida da população brasileira.
Acrescenta-se ainda que muitos outros problemas podem afligir os clientes, assim como a necessidade de renegociar uma dívida ou solicitar um empréstimo, que geralmente ocorre pessoalmente em conversa com o gerente do banco, bem como diversas particularidades que simplesmente não se resolve por meio do telefone 0800 do banco.
Grande parte daqueles que utilizam dos bancos são considerados consumidores, e, com isso, se sofrerem algum tipo de prejuízo, poderão ser indenizados, mesmo que o banco afirme em sua defesa que não teria qualquer culpa pela greve.
Desta maneira, qualquer cidadão que entender que sofreu algum prejuízo material ou moral, poderá pleitear a devida indenização judicialmente contra o banco.

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