DIREITO PENAL: GOLPE NA PRAÇA – FALSÁRIO PROMETE REDUZIR PARCELAS DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULO
A atual crise no Brasil tem feito diversos cidadãos acreditarem nas promessas de estelionatários que estão lucrando muito com diversos golpes na praça.
Dentre os golpes, temos empresas que se dizem especializadas em revisão de contratos de financiamentos, e mantém contato com consumidores em dificuldade para pagar as prestações de financiamentos de veículos.
Assim, os estelionatários garantem que irão reduzir pela metade o valor do financiamento, chegando, inclusive, a imprimir novo boleto com valores das prestações correspondendo a aproximadamente 50% do preço original.
Contudo, para possibilitar a redução do valor do financiamento, os fraudadores cobravam das vítimas valores antecipados, normalmente correspondentes ao preço de duas ou três parcelas do contrato, ou seja, nada que viesse a espantar a vítima.
Ademais, na medida em que o consumidor efetiva o pagamento das prestações por meio do boleto disponibilizado pelos charlatões, os valores eram creditados em conta bancária em nome de “laranja”, ou seja, em proveito da quadrilha.
Desta maneira, os estelionatários lucravam em duas oportunidades, sendo a primeira com o valor da entrada antecipada, e depois com os pagamentos mensais das prestações.
De outro lado, a financeira ficava sem receber as prestações do financiamento, e, como todos nós já sabemos, com o atraso no pagamento o devedor fica sujeito a ação judicial que visa apreender o veículo e entrega-lo para a financeira credora.
Após, caso o devedor não quite integralmente o financiamento, a credora poderá vender o veículo em leilão com o objetivo de receber seu crédito, enquanto que o consumidor ficará sem o veículo, mas com a dívida e prejuízo.
Como visto, o consumidor alertado sobre os riscos que estão sujeitos, com certeza, não será mais uma vítima de estelionatários.