Descamisados

Publicado em 6/06/2014 23:06

Charge 7-06Hoje, na maioria das vezes, o que se constata é que a cultura do corpo é mais importante do que o desenvolvimento intelectual. A moda agora é “se vestir sem camisa” para mostrar músculos protuberantes como forma de masculinidade e virilidade. Em grandes centros, principalmente nas boates, o showroom dos descamisados é algo mais que corriqueiro, pois o que vale é exibir peitorais definidos, barrigas “tanquinhos” e braços enormes.

Nas academias da cidade…
A vaidade excessiva, a busca pelo corpo sarado e “perfeito” e o desejo de conseguir músculos do dia para noite levam algumas pessoas a fazerem de tudo, pondo em risco suas próprias vidas. A busca é feita através dos anabolizantes, que são tomados via oral ou aplicados diretamente nos músculos. São medicamentos fabricados através de combinações bioquímicas da testosterona, o hormônio responsável pelo desenvolvimento das características masculinas, cujo efeito no corpo é muito rápido, pois uma pessoa que faz exercício, por exemplo, três vezes por semana, apenas com uma alimentação adequada, já adquiri um bom crescimento muscular; porém, usando anabolizantes e praticando o mesmo tipo de atividade física, o aumento muscular é duas vezes maior.

Bomba

As bombas, como são chamadas popularmente, e que hoje são usadas por pelo menos 50% dos “atletas” de Santa Fé, podem afetar o metabolismo do corpo e causar sérios efeitos colaterais, levando até a morte. Os efeitos dos anabolizantes vão desde ao aumento da próstata, ginecomastia (desenvolvimento das mamas nos homens), atrofia testicular, colesterol ruim, diminuição da capacidade sexual, esterilidade, hipertrofia clitoriana nas mulheres, aumento da agressividade, dependência, infarto, queda de cabelo, aumento dos pelos (onde não é normal) e câncer no fígado ou rim.

“Coisa pra cavalo”

O Trembolona é um esteroide veterinário que começou a ser comercializado nos anos 80, e logo se tornou popular no fisiculturismo pelo seu alto poder anabólico e androgênico, sendo considerada a droga mais poderosa entre os esteroides, não somente para ganhos de massa muscular, mas também pelo alto poder lipolítico (queima de gordura) e de ganho de força.

Em Santa Fé

Aqui, os mais comuns podem ser adquiridos com prescrição e acompanhamento médico, e, conforme a legislação específica para o produto, o mesmo pode ser comercializado somente em farmácias e drogarias, com receituário controlado, constando a indicação do Código Internacional de Doenças, como no tratamento de patologias e enfermidades relacionadas principalmente às atrofias musculares severas, osteoporose, anemias, em casos de má formação de testículos e doenças renais.

Ampolas

Outros medicamentos muito usados atualmente são os injetáveis Durateston, cujos efeitos colaterais podem ser desde o volume ejaculatório até o carcinoma de próstata ou mamário; e o Deca, que, no homem, pode contribuir para a diminuição da libido, atrofia ou crescimento anormal dos testículos, impotência, câncer de próstata, além de alguns problemas psicológicos, como irritabilidade, falta de concentração e insônia.

Mercado negro

Esse mercado negro de tráfico de drogas existe nas próprias academias, bem como fora delas, e é de fácil acesso. Muitos santafessulenses estão fazendo o uso do Hemogenin, em comprimidos, cuja cartela, em Santa Fé, é vendida por cerca de R$ 50,00. Vindo do Paraguai, o produto lá custa R$ 20,00.

Fiscalização

A Vigilância Sanitária de Santa Fé do Sul trabalha no sentido de verificar se eventuais vendas dessas drogas estão ocorrendo nas farmácias e drogarias da cidade de forma adequada. Essas farmácias e drogarias, cadastradas na Anvisa, possuem um sistema de controle, ou seja o SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – e a Vigilância Sanitária atua no sentido de fiscalizar se esses produtos estão ou não sendo vendidos com a prescrição médica, bem como se a baixa no SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – está sendo periodicamente efetivada.

Pena

O não cumprimento da legislação pelas farmácias e drogarias para dispensação do produto é infração sanitária grave e o estabelecimento pode sofrer sanções, variando de uma simples advertência até a interdição definitiva do local.

Incrível Hulk

Não dá mais para acreditar que um indivíduo (na grande maioria, menores de 18 anos) que, após três semanas de atividades físicas, tenha o seu corpo mudado, de raquítico para “enorme”. Algo está errado, e os pais devem estar atentos a essa questão. Não se pode fazer vista grossa e pensar que nossos filhos estão fortes demais porque são saudáveis e frequentam as academias da vida. Não podemos por a culpa neste ou naquele órgão cujo intuito é fiscalizar. É o olho do dono que engorda o gado, e precisamos estar de olho em nossos filhos também, pois, de outra forma, teremos pequenos monstrinhos suscetíveis a doenças gravíssimas.

Santa Casa

O comentário da semana foi que o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul estaria destituindo de seu cargo que exerce desde 2009. Alguns comentaram que o motivo seria alguns desentendimentos internos…

Bafafás

É inerente do ser-humano os famosos bafafás, as conversas fiadas; e, em cidades pequenas, como Santa Fé, tudo fica muito mais acentuado. Diferentemente do que foi divulgado nesta semana por alguns órgãos de imprensa, o provedor tem, sim, a intenção de continuar a frente da entidade, pretendendo apenas deixar o cargo em dezembro deste ano. Para o próximo mandato, que terá início em 2015, Natalino Franco afirmou não pretender apresentar qualquer chapa.

Na luta

A Santa Casa de Santa Fé entrou com um mandato de segurança na Justiça Federal para a reavaliação do pedido da CND – Certidão Negativa de Débitos – da entidade. O referido pedido foi negado por duas vezes e, agora, a Provedoria da entidade ofereceu, como garantia, o prédio do hospital, e a expectativa é de que o resultado seja então favorável para que a documentação necessária a inclusão no PróSUS seja efetivada.

PróSUS

Desde abril deste ano, quando o ministro da Saúde, Athur Chioro, assinou a regulamentação da Lei 12.873/2013, Lei do PróSUS, as Santas Casas e hospitais filantrópicos iniciaram o processo de moratória e anistia das dívidas tributárias e previdenciárias.

Prazo

O prazo para a entrega da referida documentação termina no próximo mês e as entidades beneficiadas pela Lei poderão parcelar, junto a Secretaria da Receita Federal do Brasil e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, suas dívidas em até 180 meses.

Dívida

A dívida atual da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul ultrapassa os 17 milhões de reais, dívida essa referente à parte Patronal do INSS.

Última Edição