TÓPICOS DA SEMANA
Agora vai
Realizadas as convenções dos partidos para as eleições de 2014, os principais candidatos a deputado estadual de nossa região Itamar Borges (PMDB) e Carlão Pignatari (PSDB), agora “brigam”, minuto a minuto, para conquistar a preferência eleitoral, principalmente na região Noroeste Paulista.
Lembrando que…
Nas últimas eleições, Itamar obteve 79.175 votos (16.700 na microrregião, 12.767 obtidos em Santa Fé); e Carlão elegeu-se com 70.337, 52 mil conquistados nos 15 municípios que compõem a microrregião de Votuporanga, sendo 35 mil absolutos de Votuporanga.
Memória curta
Uma pesquisa recentemente realizada comprovou mais uma vez uma retórica comum em época de eleições: brasileiro tem memória curta.
Números
O índice de esquecimento abrange todos os cargos: 72% disseram não se lembram em quem votaram para senador; 74% se esqueceram o nome do escolhido para deputado federal; e 64% esqueceram em quem votaram para deputado estadual contra 25% que lembravam o nome do candidato, 52% disseram não se lembrar em quem votaram para governador e apenas 63% dos entrevistados se recordavam do nome do candidato a presidente.
Para nós, Fosfosol
Para quem não conhece, o fosfosol é remédio criado em 1940 e até hoje muito utilizado. Ele ajuda, principalmente, na recuperação da memória e do desânimo, e devemos nos lembrar das ações que nossos representantes fizeram nestes últimos quatro anos, em prol do país, de nossas cidades, enfim, como representantes do povo.
Convenções
Três das legendas de mais peso no País realizaram suas convenções no último final de semana, o PSDB , o PMDB, e o PT, dando o pontapé inicial rumo as eleições de outubro próximo.
PSDB
Em São Paulo, no sábado, o PSDB, em convenção nacional do partido, lançou o nome do senador Aécio Neves (MG) para concorrer à Presidência da República, que, na ocasião, discursou dizendo que o Plano Real recuperou a confiança do Brasil em si próprio, e que “criamos os primeiros programas de transferência de renda e benefícios sociais, aquilo que se tornou depois o Bolsa Família”. Ao criticar o governo do PT, Aécio argumentou que petistas tinham se colocado contra o Plano Real e contra a Lei de Responsabilidade Fiscal na época em que esses dois projetos foram aprovados, e alfinetou dizendo que “nossos adversários mantiveram a coerência. Quem foi contra o Plano Real é quem hoje não controla a inflação. Quem foi contra a Lei de Responsabilidade Fiscal é quem hoje assina essa contabilidade maldita”.
PMDB
Na convenção do PMDB, ocorrida também no sábado, também em São Paulo, que oficializou a candidatura de Paulo Skaf ao governo do Estado, o vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que enfrentar o PT no estado não criará dificuldades políticas no plano nacional, no qual ele é o vice na chapa encabeçada pela presidente Dilma Rousseff. Para ele, não há dificuldade, pois há uma boa convivência; porém, ainda para ele, o problema será em nível municipal e o que se pretende é levar a o para o plano estadual, referindo-se à base de Haddad (PT), que conta com o PMDB.
PT
Já no domingo, o PT realizou seu 18° Encontro Estadual do partido, no qual oficializou o nome do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha como candidato ao governo do Estado de São Paulo nas eleições de outubro.
Datafolha
Padilha aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com 3%. Ele está atrás do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que reúne 44%, e Paulo Skaf (PMDB), com 21%, segundo pesquisa Datafolha.
De Santa Fé
O Diretório Estadual do PT homologou na semana passada a candidatura do advogado Gilberto Antonio Luiz para ser candidato a deputado estadual. Agora, o advogado estuda se confirmará ou não a candidatura pelo PT paulista.
Reticências
Há um pedido do PT para aceitar, no objetivo não de se eleger, mas de contribuir para fortalecer a campanha do partido, sobretudo de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo, e de Eduardo Suplicy, a senador.
Deadline
Gilberto terá até a próxima sexta-feira, dia 27, para decidir, quando terá que se desincompatibilizar do cargo de professor da Funec e de procurador jurídico da Prefeitura de Três Fronteiras, ambos cargos efetivos, por concurso.
Ódio
O ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante a convenção estadual do partido, que a oposição, “elite conservadora” e imprensa estão promovendo uma campanha de “perseguição” e ódio contra o PT.
Rosa branca
Contra a atitude dos torcedores que xingaram a presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, o ex-presidente a presenteou com uma rosa branca, na noite de sexta-feira (13), durante encontro do PT em Pernambuco.
Vaia
Poucos minutos depois que a presidente chegou ao Itaquerão, para a festa de abertura da Copa do Mundo, o estádio xingou Dilma com um “Ei, Dilma, vai tomar no c*”.
Deu sono
A partida realizada entre Brasil e México na última terça-feira foi pra lá de “morna” e de dar sono em qualquer torcedor por mais fanático que seja. Ficou presa na marcação mexicana e até passou alguns sustos nos contra-ataques. O destaque da partida foi o goleiro mexicano Ochoa, que fez pelo menos quatro defesas difíceis. Na próxima rodada, depois de amanhã, dia 23, a seleção vai a Brasília para jogar contra Camarões.
Camarão frito
A iguaria, tão apreciada no mundo todo, tem que acontecer na próxima aparição em campo da Seleção Brasileira. Ou fritamos os africanos ou estaremos literalmente fritos.
Lição de casa
No sábado passado, os japoneses que foram à Arena Pernambuco para assistir à partida de estreia do Japão na Copa do Mundo contra a Costa do Marfim deram uma verdadeira lição aos porcalhões de todo o mundo ao deixar as arquibancadas do estádio livre de lixo após a partida, quando, com sacos azuis, recolheram todo o lixo deixado na ala dos torcedores.
Moda
Essa moda deveria pegar principalmente agora na Ficcap, quando milhares de pessoas se reunirão todas as noites, e a quantidade de lixo deixada, a cada noite, nas edições anteriores, tem sido algo surpreendente.
Festa
Eis que hoje, logo mais às 20:30 horas, o recinto de exposições Dr. Rodolfo Abdo abre seus portões para mais uma edição da Ficcap, que, neste ano, mesmo contrariando alguns oposicionistas, será, totalmente gratuita, promessa feita em campanha pelo prefeito de Santa Fé do Sul Armando Rossafa. A nós, santafessulenses, resta-nos torcer para que seja realmente uma das melhores feiras da região.