Tópicos da Semana – Edição de 12/03/16.
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Polícia para todos
Quando se fala em Polícia, seja Militar ou Civil, muitos indivíduos – principalmente criminosos – sentem medo; outras pessoas desacreditam no trabalho realizado por elas. Entretanto, o que se percebe, e com muita clareza, é que em Santa Fé os trabalhos das Polícias Militar, através comando do Capitão Fernando Camargo Benitez e do Tenente J Peres; e da Civil, com os Delegados José Eduardo Martins, Marcelo Sales França, Hélio Molina Jorge e Higor Vinicius Nogueira Jorge, têm sido realizados de forma bastante eficaz.
Os números
Somente no ano passado, em Santa Fé do Sul foram registradas 21 ocorrências de tráfico de drogas; 74 flagrantes lavrados; 86 maiores de 18 anos presos em flagrante; 96 maiores presos por mandados de prisão; 12 menores infratores apreendidos em flagrante; 17 menores apreendidos por mandado de busca e apreensão; 11 armas de fogo apreendidas; 620 inquéritos policiais instaurados e realizadas 169 prisões.
Junção
É sabido que, em tese, o trabalho da Polícia Militar é o de prevenir, e o da Civil, investigar. Porém, o que vem acontecendo em Santa Fé é um trabalho integrado entre as duas Polícias, seja através de trocas de informação ou até mesmo a prisão de criminosos, e isso tem gerado bons frutos.
‘Polícia Única’
A partir do momento em que é mostrada a população que esse trabalho é realizado em conjunto entre as Polícias Civil e Militar, ambas ficam mais fortalecidas, e, consequentemente, a sociedade passa a acreditar cada vez mais no que é realizado.
Bom para todos
Evidentemente que esse trabalho acaba refletindo para o bem-estar de toda a sociedade, até porque, na medida em que há uma ação mais ostensiva, com as trocas de informações entre as duas Polícias, os homicídios, latrocínios e tráfico de drogas tendem a diminuir.
Ah, as drogas…
Hoje, não só em Santa Fé, mas como em todos os cantos do País, um dos maiores problemas sociais são as drogas, pois ela, direta ou indiretamente, gera homicídios, latrocínios, dentre outros crimes, isso, na maioria das vezes, para que o indivíduo tenha meios para comprar, vender ou usar o entorpecente.
Dá nada não…
O grande fator gerador de um crime é o sentimento de impunidade; entretanto, quando há um trabalho mais efetivo, como o que está ocorrendo na cidade, o sujeito pensa duas vezes antes de cometer qualquer tipo de infração.
Festa do peão…
Na última quarta-feira, 9, foi protocolado no Fórum da Comarca de Santa Fé do Sul a defesa do prefeito Armando Rossafa Garcia por ocasião do Mandado de Segurança que move empresa Graziela Bradassio Giacometti Prates, julgada inabilitada no Processo Licitatório número 09/2015, que objetiva a entrega de permissão de uso a título precário e oneroso do espaço público, denominado recinto de Exposições “Dr. Rodolfo Abdo”, para a realização de evento contemplando Rodeio e Shows musicais, como principais atrações, no mês de junho de 2016.
Esgotaram-se os recursos
O procurador jurídico Barcelos Silveira pretende esclarecer ao Juiz de Direito José Gilberto Alves Braga Junior que após a fase dos recursos impetrados, ficaram na concorrência apenas a empresa BX Eventos.
Tudo nos conformes
Para Barrcelos, o processo licitatório já encontrava-se perfeito e que o mesmo fora, no dia 24 de fevereiro, adjudicado e homologado a empresa BX Eventos, e contrato celebrado no mesmo dia, tendo então o processo licitatório encerrado antes do ingresso da autora com a presente ação mandamental.
O ajuizamento do presente Mandado de Segurança ocorreu no dia 26 de fevereiro e a liminar no dia 29, tendo o município tomado ciência da referida liminar somente no dia 3 de março.
PerolaLula
O Lula-lá, ops, o ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro, o trigésimo quinto presidente do Brasil e ‘exímio’ palestrante, que ganhou lhufas de dinheiro, líder do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, hoje atolado até o pescoço na Operação Lava Jato, dentre outras, acaba de soltar mais uma de suas pérolas: “A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro presidente de novo”.
Lá no Juqueri
O ex-pobre deve estar, com toda a sua arrogância e dinheirama que já ganhou, querendo mesmo testar a sua sanidade mental, pois, quem sabe, com atestado de louco, possa conseguir se safar da prisão.
Enquanto isso
O Ministério Público de São Paulo denunciou criminalmente o ex-presidente Lula no caso do tríplex 164-A, no Condomínio Solaris, no Guarujá. A denúncia foi protocolada na Justiça, em São Paulo, nesta quarta-feira, 9. São acusados também a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o filho mais velho do casal Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, e mais 13 investigados. Na lista estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o empresário Léo Pinheiro, da empreiteira OAS, amigo de Lula, e ex-dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop).
Meu nome é Bond, Vagabond…
A Promotoria sustenta que o petista cometeu os crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica ao supostamente ocultar a propriedade do imóvel – oficialmente registrado em nome da OAS.
É amanhã
Após a repercussão midiática da 24ª fase da Operação Lava Jato ter como alvo principal o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, intensificaram-se as organizações para as manifestações que devem ocorrer em todo o País amanhã, dia 13.