Tópicos da Semana – Edição de 15/01/15
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Empipocou
O assunto da semana foi, inegavelmente, a questão de quem assumirá agora a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul, cargo que vem sendo exercido por Natalino Franco desde 2009. Para ele, o motivo de sua saída será exatamente porque no dia 31 deste mês vencerá seu mandato e agora o mesmo pretende cuidar de assuntos particulares.
Renúncia
Caso não haja chapa para a nova formação da mesa administrativa da Santa Casa, Natalino Franco já foi enfático em afirmar que entregará sua carta de renúncia.
Feitos
Nesses quase cinco anos a frente da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul, o provedor muito fez por aquela entidade, seja na aquisição de diversos equipamentos e realização de vários eventos para angariar fundos para o hospital, bem como conseguiu regularizar a CND – Certidão Negativa de Débitos -, CRC – Certidão de Regularidade Cadastral da Empresa, o FGTS e a Certidão de Utilidade Pública Estadual.
Definiu?
Após muitas negociações e alguns convites recusados, está quase que definido o novo provedor da Santa Casa, que assumirá a provedoria da entidade a partir do dia 1º de fevereiro, caso apresente sua chapa até o dia 22 próximo, uma vez que a eleição dar-se-á no dia 30 deste mês.
Batata quente
O fato é que a Santa Casa de Santa Fé, como a grande maioria dos hospitais filantrópicos do País, é considerada um verdadeiro mar de problemas, sejam eles no que se referem à falta de recursos financeiros, questões políticas, dentre outros.
Batata quente II
E agora o prefeito Armando Rossafa tem mais essa batata quente para esfriar, uma vez que não tem conseguido encontrar um substituto que assuma aquela entidade, haja vista que, para tal, além de pulso forte, é necessário nervos de aço.
Funec
Tudo indica que a Funec sofrerá com a perda de novos alunos a partir deste ano, haja vista que, dos 3.000 estudantes daquela instituição, aproximadamente 500 têm o Fies – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior -.
Novas regras
A partir deste ano o Fies passa a exigir pontuação mínima no Enem e define regras específicas para quem usa o financiamento junto com a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Mudança
Até então, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 precisavam ter feito o Enem para pedir o Fies. Agora, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato ao Fies deve cumprir também dois requisitos, ou seja, ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas provas do Enem e nota maior do que zero na redação.
2014
No ano passado, cerca de 30 alunos da Funec pleitearam o Fies e não foram contemplados, haja vista que haviam terminado o 3º Colegial depois de 2010 e não fizeram o Enem.
Brasil, il, il, il…
O fato é que no último Enem, mais de meio milhão de estudantes zeraram a redação e, portanto, já estão incapazes de conseguir o Fies. Entre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 tiraram zero por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outras 1.508, por outros motivos.
Como assim?
A presidente Dilma Rousseff destacou anteontem, no programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”, o financiamento do governo para a formação superior de estudantes em escolas particulares. Dilma disse que, com as novas regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies -, “só não estuda quem não quer”.
Ah, Dilma
Ao que tudo indica, a presidente acredita que o acesso ao ensino superior estava muito fácil, e percebe-se, agora, que o Governo dará mais ênfase aos cursos profissionalizantes, dificultando os de graduação.
Ficcap
Nada ainda foi resolvido sobre a questão de quem assumirá a Ficcap 2015. O que se sabe é que o prefeito Armando Rossafa está tendo conversas com vários empresários para que a festa aconteça da melhor forma possível. O prefeito é categórico em dizer que a Ficcap será de portões abertos; e mais, no dia 24 de junho, aniversário da cidade, haverá um grande show, este sim promovido pela administração.
Comunicação
O setor de Comunicação da Prefeitura de Santa Fé, com o afastamento de seu diretor Paulo Correia, que teve que deixar aquela pasta por motivos de saúde, está agora sob a direção provisória da vice-prefeita Elena Rosa. Entretanto, espera-se que a administração consiga alguém que possa substitui-la, até porque, embora Elena Rosa tenha desempenhado esse papel de forma impecável, e suas jornalistas fazendo o trabalho de forma eficaz, sua função não é exatamente essa; e é sempre bom lembrar da tirada do saudoso Chacrinha, quando dizia que “quem não se comunica, se estrumbica”.
Mostrando trabalho
Na terça-feira, dia 13, na sede da Secretaria dos Portos, o ministro Edinho Araújo anunciou as ações estratégicas para viabilizar o escoamento da safra agrícola em 2015, e uma das mais importantes foi à automatização do sistema de agendamento e controle do fluxo de caminhões que descarregam no Porto de Santos.
Mudança
Diferentemente do que vinha acontecendo até a safra passada, quando o controle era feito de forma manual, a partir de fevereiro, e de forma experimental, o controle de acesso do veículo ao Porto será feito por meio de câmeras, que filmam as placas e enviam a imagem a uma central de controle.