Tópicos da Semana – Edição de 19/03/16.

Publicado em 18/03/2016 23:03

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)

Charge 19-03O dedo na Justiça
Nesta quarta-feira, 16, a crise que envolve o governo Dilma Roussef atingiu o seu ponto mais alto desde o início. Antes que o Diário Oficial efetivasse a nomeação oficial de Lula, o Juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de toda a investigação sobre o ex-presidente, e justificou ter tornado pública a gravação afirmando que “a democracia, em uma sociedade livre, exige que os governados saibam o que fazem os governantes…”.

Liso
A nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro chefe da Casa Civil seis dias depois de promotores estaduais de São Paulo terem pedido sua a prisão foi anunciada no início daquela tarde, num anúncio, o oficializando, então, como ministro.

Pra boi dormir
O governo tenta convencer que sua nomeação tem caráter exclusivamente estrutural, de reforço para alterar os rumos da economia e de ânimo para a relação com o Congresso. Seja o que for, Lula no Ministério implica que terá foro privilegiado, ou seja, escapa das mãos do Juiz Sérgio Moro, em Curitiba, porque a investigação contra ele passa, assim, para o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, e o Juiz do caso será o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.

Corre, senão explode
Estranhamente, no fim do mesmo dia, o Palácio do Planalto publicou uma edição extra no Diário Oficial. O documento é o que garante a posse do ex-presidente no cargo de ministro. A edição extra no mesmo dia da nomeação não é usual. Normalmente a presidente assina o termo de posse na cerimônia de posse, e só depois o referido documento é publicado no Diário Oficial.

Oposição
A oposição, por outro lado, entrou com uma série de ações populares na Justiça Federal para tentar impedir a posse de Lula, até porque, o que fica evidenciado é que a presidente Dilma está agindo de forma ilícita, na medida em que nomeia um elemento que está denunciado na Justiça, que pode se transformar em réu a qualquer momento, para um cargo com o intuito de blindá-lo junto a Justiça Federal. Para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a presidente está, nada mais nada menos, buscando um tutor, para colocá-lo em seu lugar de presidenta. Vale lembrar que esse tutor vem com problemas criminais seríssimos.

“Ministro Esperança”
O semianalfabeto Luiz Inácio Lula da Silva, vulgo Lula, “aceitou” o convite da excelentíssima presidente da república para o cargo de ministro da Casa Civil. A posse ocorreu anteontem, 17. Como diz o colunista da Folha de São Paulo José Simão, este é o País da piada pronta.

“Ministro Miojo”
No mesmo dia, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu, por meio de uma decisão liminar (provisória), a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil. A decisão foi tomada em ação popular movida pelo advogado Enio Meregalli Júnior, mas cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nas redes sociais logo veio a brincadeira com os dizeres “Ministro Miojo: sai em 3 minutos”.

Último suspiro
A AGU – Advocacia Geral da União –, que defende o governo na Justiça, recorreu nesta quinta para tentar derrubar a liminar. O juiz federal afirmou que tomou a decisão para preservar a “harmonia entre os Poderes para que o País possa funcionar corretamente”. Trocando em miúdos, a alegria do chefe durou pouco. Conseguiu, mas acabou prevalecendo a primeira e, assim, Lula não pode sentar no trono.

Meu cofrinho, não!!!
A Polícia Federal fez uma diligência tendo como alvo presentes e joias raras recebidos por Lula durante encontros oficiais com chefes de estado. Os bens estão guardados, sem custo algum, em 23 caixas lacradas numa agência do Banco do Brasil, localizada no centro de São Paulo, desde 21 de janeiro de 2011, mês em que Lula deixou o governo. O fato é que as referidas peças não pertencem, de fato, ao ex-metalúrgico, e, sim, ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, o que configura apropriação indébita de bens.

Gente do bem…
O pedido da nova busca e apreensão ocorreu após os policiais encontrarem na residência do ex-presidente em São Bernardo do Campo um documento intitulado “Termo de Transferência de Responsabilidade (Custódia de 23 caixas lacradas)”, datado de 19 de março de 2012. No material, consta a informação de que os bens estão sob a guarda da mulher de Lula, Marisa Letícia Lula da Silva, e de seu filho Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha.

Mimos
Entre os 132 objetos encontrados, classificados como joias e obras de arte, estão medalhas, moedas, comendas, adagas, entre outras peças que Lula ganhou de chefes de estado durante as missões diplomáticas que cumpriu em diversos países, do Chile à Ucrânia.

Os fatos
No último dia 9 de março, o Senado aprovou um requerimento para pedir ao TCU – Tribunal de Contas da União – que realize uma auditoria para apurar possíveis desvios ou desaparecimento de bens dos palácios do Planalto e da Alvorada. Isso tudo ainda vai render muita conversa…

Macho pra danar
Após a péssima repercussão de suas declarações na semana passada, quando afirmou não gostar de “histórias de bicha”, e que todos os seus netos e bisnetos são “macho pra cacete”, o dramaturgo e autor da nova novela das nove, Benedito Ruy Barbosa, foi terminantemente proibido de dar qualquer tipo de entrevistas até segunda ordem.

Quem muito fala, sei não
A Rede Globo até pensou em soltar uma nota dizendo que a emissora não compactua com as ideias do Homenzarrão, mas voltou atrás com medo de inflamar ainda mais o caso que, aliás, já está repercutindo nas redes sociais.

Evandro Mura, 123…
O vereador Evandro Mura protocolou na última segunda-feira, 14, sua saída do PPS – Partido Popular Socialista –, pelo qual disputou ao cargo do Legislativo, tendo sido eleito com 873 votos. Embora não tenha definido ainda qual será seu novo partido, Mura, que disse já ter sido procurado por alguns partidos da oposição e situação, é enfático em afirmar que continuará no bloco da oposição, assim como disputará ao cargo da vereança nas próximas eleições.

Rubineia
Já estão praticamente definidos os pré-candidatos a eleição municipal deste ano em Rubineia. David Ramos sairá pelo PR; Aparecido Goulart, o Cidão, pelo PSD; e, embora não esteja efetivamente resolvido ainda, existe uma forte possibilidade de Osvaldo Lugato Filho sair pelo novo PROS – Partido Republicano da Ordem Social. A atual prefeita do município, Clevoci Cardoso, não entrará no páreo.
Não nos convidaram pra esta festa p….
Ao que tudo indica, a comissão organizadora do jantar comemorativo dos 50 anos da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul, ocorrido no último sábado, deixou a desejar, isso porque muita gente ficou de fora. É o velho ditado, quem não tem competência que não se estabeleça…

Última Edição