Tópicos da Semana – Edição de 2/04/16

Publicado em 2/04/2016 00:04

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)

Charge 2-04Com quem será?
Nunca antes na história política de Santa Fé o clima esteve tão nebuloso. Ninguém sabe ainda se este ou aquele pré-candidato será efetivamente colocado à disputa eleitoral; se este ou aquele está sendo somente “boi de piranha”, ou até mesmo se efetivamente lançará sua pré-candidatura.

Em Santa Fé
Comenta-se que o prefeito Armando Rossafa tem ouvido o tal Grupo 45, representado por ele. Que o Grupo pode ir forte para as eleições municipais, disso sabemos; porém, falta-lhe, ao que parece, coordenação, liderança, sem muito caciquismo. Está mais do que na hora do cacique, que não é o prefeito, que, aliás, anda afastado da mídia, juntar todo o Grupo, ou corre-se o risco de não emplacar.

Três Fronteiras
Ao que parece, Três Fronteiras definiu uma mulher a candidata. Trata-se de Mara Marsola, esposa do dentista Jorginho, e, portanto, tia do deputado Itamar Borges. As conversas agora serão de todo o tipo. Haja conversa!!!

Jornada curta
Que a campanha eleitoral neste pleito será reduzida, isso já é de conhecimento de todos, pois serão 45 dias de “jornada”, ou seja, de 16 de agosto a 2 de outubro – 45 dias –, contra 7 de julho a 6 de outubro em 2012 – 90 dias. Bom para os nossos olhos e ouvidos.

Não sabemos de nada…
Acontece que, corre a boca pequena, que alguns supostos pré-candidatos em Santa Fé estão em plena campanha, seja no boca-a-boca, seja nas articulações partidárias e, até mesmo, já com marqueteiros na espreita.

Aos nervos…
O ano será, como de costume, de pesquisas eleitorais e eleitoreiras. Não faltarão os “vai que cola”, ou melhor, os famosos “pesquisas-em-mãos”, seja nas rádios, TVs e jornais. Época em que a imprensa fica, como nunca, “importante”.

Viva o gordo!!!
Na segunda-feira, 28, na estreia de sua última temporada do “Programa do Jô”, o apresentador fez um discurso de abertura não convencional, uma vez que procurou se justificar sobre a entrevista com a presidente Dilma Rousseff, em junho de 2015, entrevista esta que deu o que falar.

Mea culpa?
“Sempre tive liberdade para demonstrar todas as tendências políticas. Nunca deixei de entrevistar um presidente deste ou daquele partido. Quando entrevistei a Dilma, me chamaram de petista. Quando entrevistei o Fernando Henrique, virei PSDB. Então eu sou ‘coxista’, metade coxinha, metade petista”, disse, e acrescentou dizendo que. “Lula veio ao programa 13 vezes, Fernando Henrique dez vezes. Acho que essa é a maior prova de imparcialidade”, acrescentou.

Aqui…
Cerca de 30 advogados da 115ª Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil –, de Santa Fé, estiveram, na terça-feira, 29, em reunião na sede para assinar uma moção de apoio ao pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Ainda aqui…
O ex-presidente da OAB de Santa Fe do Sul pretende iniciar uma campanha para eleições diretas para a Diretoria Nacional da OAB. Segundo ele, a OAB Nacional não faz a lição de casa e elege seus representantes nacionais por eleição indireta. De acordo com o advogado Gilberto Antonio Luiz, a OAB Nacional peca pela ilegitimidade, pois são eleitos indiretamente (ao contrario da OAB local e Estadual), o que revela que a OAB tem que fazer a lição de casa.

Acolá…
A OAB nacional protocolou na tarde de segunda-feira, 28, um novo pedido de impeachment na Câmara dos Deputados. No pedido, a OAB afirma que Dilma teria cometido crime de responsabilidade ao tentar interferir nas investigações da Operação Lava Jato, inclusive na nomeação como ministro da Casa Civil, o ex-presidente Lula, que é investigado; conceder renúncia fiscal à Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014; ter autorizado as “pedaladas fiscais”, que são atrasos no pagamento a bancos para maquiar as contas públicas.

Rapidinha
Em reunião relâmpago de apenas três minutos, o PMDB oficializou na terça-feira o desembarque do partido do governo Dilma Rousseff. A decisão foi tomada por aclamação, sem votação direta, em reunião liderada pelo vice-presidente da legenda, Romero Jucá (RR). Além do afastamento pelo governo, moção aprovada prevê ainda a entrega de cargos ocupados pelo partido no governo federal. “A partir de hoje, ninguém ocupa mais cargo em nome do PMDB”, disse Romero Jucá pouco após o anúncio.

Cospe no prato
Segundo o documento, será instalado processo no Conselho de Ética do partido contra filiados que permaneçam em cargos federais. A moção, no entanto, não prevê prazo para entrega dos cargos. O anúncio da aclamação foi acompanhado por gritos como “Brasil pra frente, Temer presidente” e até ataques contra o governo Dilma, como “Fora PT”.

Cana
Sete pessoas foram presas, nesta terça-feira, 29, em cinco cidades do estado de São Paulo. Elas são suspeitas de fazerem parte de um esquema que fraudava licitações para comprar merenda escolar superfaturada. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça de Bebedouro, onde as investigações de fraude na merenda começaram. Entre os sete presos estão Leonel Julio, que já foi presidente da Assembleia Legislativa Paulista pelo antigo MDB e foi cassado em 1976, acusado de fazer viagens ao exterior e comprar canetas, chaveiros, perfumes e calcinhas com dinheiro da Assembleia.

E mais…
Os outros presos são Sebastião Miziara, presidente da União de Vereadores do Estado de São Paulo; o ex-vendedor da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), Emerson Girardi; o servidor público estadual Carlos Eduardo da Silva; Aluísio Girardi Cardoso; Joaquim Geraldo Pereira da Silva; e Luis Carlos da Silva Santos. Marcel Julio, filho de Leonel Julio, considerado um dos mentores do esquema.

 

Última Edição