Tópicos da Semana – Edição de 22/10/16.

Publicado em 22/10/2016 00:10

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)

Charge 22-10Em cana
A já esperada prisão do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha ocorreu nesta quarta-feira, 19, em Brasília. Sua prisão é preventiva, ou seja, uma medida cautelar para o julgamento do mérito. A decisão foi do juiz Sérgio Moro no processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Em nota divulgada por seus advogados, Cunha afirmou que a decisão de Moro que resultou na prisão é “absurda” e “sem nenhuma motivação”. Absurda ou não, o fato é o “rei do cangaço” está, enfim, na prisão.

Siga-me
Ao que tudo indica, muita gente seguirá o mesmo caminho do pobre-rico deputado, até porque Moro está com sede de Justiça e pretende mostrar que este país tem jeito, sim, basta ir eliminando, aos poucos, os vermes que estão ou que estavam no poder.

Senta companheiro
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva já tem seu encontro marcado com a Justiça e sentará no banco dos réus no dia 8 de novembro. O elemento poderá pegar de 3 a 8 anos de prisão. Ele foi comunicado por um oficial da Justiça, cujo documento informa que ele é acusado de ter cometido crime de desobstrução à Justiça. Ele é acusado também de arquitetar um plano de fuga para o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, como forma de impedir que ele delatasse as falcatruas do PT, mais precisamente com relação aos desvios de dinheiro da estatal.

Nem choro nem vela
Desta vez o “homem forte” não terá escapatória – terá que estar frente a frente com integrantes do Ministério Público Federal e com o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Depois deste “encontro”, a ação penal entra na reta final e o elemento poderá receber sua primeira condenação.

Xabu
Lula até poderá recorrer para cumprir sua pena em liberdade, mas deixará de ser réu primário e, daí, tchan-tchan-tchan-tcham…é bem provável que a partir de então o juiz Sérgio Moro entre com um novo mandado de prisão contra o petista, que não poderá mais recorrer em liberdade.

Enquanto isso…
Parece mesmo que a Mônica, ops, a ex-presidente Dilma Rousseff está em maus lençóis e pode ter sua prisão pedida pela Suprema Corte Americana que estuda a petição do escritório Rosen Law que representa os 497 acionistas americanos que fizeram investimentos em ações da Petrobras. O valor das ações despencaram em razão dos escândalos de corrupção que ainda estão sendo apurados pela força-tarefa da Lava Jato. Tais acionistas compraram os papéis sob a perspectiva de alta, porém foram surpreendidos com o forte esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas envolvendo a estatal brasileira.

Danou-se
Nos Estados Unidos, o escritório Rosen Law, que representa os investidores americanos, pede imediato pagamento dos valores aplicados em ações e a devida correção justificando que seus clientes foram prejudicados pela má gestão e ações políticas do Governo Federal. A ex-presidente é a peça chave no desenrolar do processo, pois foi durante a sua gestão que a Petrobras efetuou contratos suspeitos e pagamentos de propina investigados pela Lava Jato.

Até tú?
A Suprema Corte Americana também quer que a ex-presidente compareça ao Tribunal americano para esclarecer pontos do processo onde figura como ré. Agora que a “festa” acabou, veremos como os ‘pais do Brasil’, ops, do ‘Bolsa Família’, e das tantas outras benesses – tudo para “ajudar” o povinho brasileiro tão sofrido – sairão dessa.

Estado de alerta
O PT está definitivamente em estado de alerta máximo, principalmente após a divulgação na segunda-feira, 17, da notícia de que Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, estar firmando um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Delação
Na delação, estariam os esquemas ilícitos de obtenção de recursos da legenda, como detalhes do esquema de propinas que envolveu a liberação de mais de R$ 11 bilhões em recursos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento – para obras na Venezuela. Entre os beneficiários da ‘jogatina’ estão algumas empreiteiras que repassaram propina para o PT e seus membros, como a Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS e Queiroz Galvão, e outras.

Toma mais
O Procurador Geral da República Rodrigo Janot está prestes a se tornar herói nacional juntamente com Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, e esta afirmação se baseia no fato dele ter dito que já tem provas suficientes para a prisão da “dupla Lula & Dilma”.

Bora que o tempo é curto
Não há tempo a perder. A promessa de desestabilização do governo, feita pelo PT, está a todo vapor e uma eventual falha nos planos do atual ocupante do Executivo poderá levar o país à ruína, ao caos total e a uma reação incontrolável de inúmeros setores, provocando uma convulsão social sem precedentes.

E lá vêm eles…
O PT e as militâncias de extremas estão trabalhando com força total para desmoralizar o atual governo, mesmo com pessoas altamente capacitadas, pela primeira vez em 13 anos, para colocarem a economia de volta “aos trilhos” e promover a tão necessária retomada do desenvolvimento. Entretanto, neste momento tão delicado, será imprescindível a participação da sociedade. Sem o apoio popular, toda a articulação promovida em nome da ordem e do progresso deste grande Brasil pode se perder.

Última Edição