Tópicos da Semana – Edição de 23/08/14.
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge Leandro Gusson (Tatto)
Uma das duas represas de captação de água de Santa Fé do Sul, como não poderia ser diferente, devido à falta de chuvas, está operando bem abaixo do nível, ou seja, com 15% de sua capacidade. A outra, com a abertura de quatro poços artesianos, opera com mais ou menos 35%.
Racionamento
O racionamento tem sido necessário não só em Santa Fé, mas como na maioria das cidades atingidas pela estiagem este ano que, em algumas localidades, chega a ser a pior dos últimos trinta anos. Aqui, tivemos uma situação parecida em 1983. Em Santa Fé, o racionamento continua, segundo o superintendente do Saae, Adércio Rodrigues, todos os dias, das 13:00 às 17:00 horas, nos bairros abastecidos pela represa municipal.
Tolerância
Está havendo uma fiscalização quanto ao desperdício de água. Se constatado que o morador está, por exemplo, lavando seu carro, quintal etc, ele é advertido. Se persistir, o mesmo recebe, dos funcionários do Saae, uma notificação da autarquia e, na terceira vez, é multado de 1 a 3 UFMs (Unidade Fiscal do Município), ou seja, de R$ 150,61 até R$ 451,83.
Na surdina
Enquanto isso, durante a madrugada, basta percorrer algumas ruas da cidade para verificar que muita gente anda lavando seus veículos, calçadas e a própria casa, se safando da poeira e, é claro, de uma eventual multa.
Vai acabar
Segundo a Organização das Nações Unidas, em 15 anos pelo menos metade do planeta poderá ficar sem água, e isso vai acontecer porque a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%.
Boca de Velório
Parece que tudo o que os marqueteiros da campanha de Dilma Rouseef, rumo a reeleição presidencial, está morto e sepultado pela trágica morte do então candidato Eduardo Campos.
Boca de Velório II
Todo aquele discurso de “nós contra eles” caiu por terra com a entrada de Marina Silva na corrida presidencial, pois a candidata tem “DNA de Petista”, e se a campanha do PT atacar o PSDB, Marina possivelmente sobe e vai para o segundo turno e leva os votos tucanos.
Pesquisa Boca de Velório
Como mostrou a pesquisa “Boca de Velório” do Datafolha, que saiu na segunda-feira, a ex-petista costuma levar 100% dos votos da floresta. É a Marina correntão. Não podemos esquecer, também, que todo o discurso marineiro é de alternativa à ‘polarização’, é de ‘terceira via’. Pior de tudo: não dá para espalhar boato de que a antiga seringueira vai acabar com a Bolsa Família ou que é da elite branca e cheirosa de Higienópolis, com aquela cara de Madre Teresa do Xapuri.
Bafafá
Na última segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou, em entrevista ao Jornal Nacional, que os governos dela e do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, prepararam o país para um novo ciclo de crescimento e para consolidar a classe média.
Corrupção
Ao ser indagada pelo jornalista William Bonner sobre sucessivos escândalos de corrupção na administração federal e sobre a posição do PT na defesa dos condenados no mensalão, questionando se a presidenciável não teria sido “condescendente” com a corrupção já que o PT é um partido com “um grupo de pessoas comprovadamente corruptas, mas que são tratados como guerreiros, como vítimas”, Dilma não respondeu, limitando-se somente a afirmar que “sou presidente. Não faço nenhuma observação sobre julgamentos realizados pelo Supremo Tribunal. Não julgo as ações do Supremo, e nos dois governos do PT, nenhum procurador-geral da República foi chamado de ‘engavetador-geral da República”.
Vexame
Ficou evidenciado, por parte da presidenciável, total falta de preparo, e a cada pergunta, mais parecida com um bombardeio, fez-me lembrar as quartas de final entre Brasil e Alemanha, quando perdemos por 7×1, na última Copa do Mundo.
O outro lado
Os petistas, pelo que consta, afirmam que o apresentador do Jornal Nacional agiu mais como um cabo eleitoral da oposição do que como jornalista. Para muitos deles, Bonner tentou constranger Dilma, interrompendo-a várias vezes com indagações negativas…
Petistas II
O que se ouve por parte dos petistas é que Dilma se saiu muito bem, obrigado, não aceitando as provocações, e dando respostas sobre o mais interessa ao povo brasileiro, que é seu programa de governo…
MVA
Criada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os militantes as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos.
Resultado
Por fim, um Pensador Coletivo fala a mesma coisa em todos os lugares, fazendo-se passar por multidões de indivíduos anônimos. Você pode não saber o que é MAV, mas ele conversa com você todos os dias.
Nesta semana
A palavra de ordem do MAV para bater em William Bonner nesta semana foi “Postura Imperial”, e é só prestarmos atenção como está aparecendo em vários textos, tuítes e posts, ou seja, em suposta defesa do interesse público, o âncora parece ter assumido o papel de garoto-propaganda da criminalização da política.