Tópicos da Semana – Edição de 24/12/16.
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva.
Charge: Leandro Gusson (Tatto).
Olhos de gordura
Parece que nunca na história política de Santa Fé do Sul houve tanta gente de “butuca”, pedindo cargos, Secretarias, ou algum “espaço para mostrar suas competências” ao prefeito eleito Ademir Maschio. Com isso, o clima na cidade tem se tornado um verdadeiro “salve-se quem puder” para os escolhidos, tamanha a inveja de alguns e olho gordo de outros… Coitada da pimenteira…
Se eleito, prometo?
O fato é que muitos “senhores de fino trato” de nossa cidade que apoiaram (ou pelo menos dizem que assim o fizeram) o hoje prefeito eleito e seu vice Alcir Zaina parecem querer, a todo custo, fazer com que Maschio e seu vice façam o que eles jamais prometeram em campanha: dar cargos de comissão, secretarias e ‘otras cositas más’ a revelia, seja por puro capricho ou por conchavos políticos.
Muita conversa…
Embora a posse dos prefeitos, vices e vereadores de Santa Fé do Sul e da Comarca tenha já acontecido, solenidade que ocorreu na última segunda-feira, 17, no Complexo Turístico, Cultural e Histórico “Deputado Roberto Rollemberb”, talvez por medo, desespero de causa, ou, quem sabe, por querer uma boquinha, um lugar ao sol, muitos ainda lançam farpas pela cidade afirmando, por exemplo, que o prefeito eleito de Santa Fé, Ademir Maschio, prometeu isso, deixou de cumprir com aquilo, fez conchavo com fulano e combinou tal história com beltrano. O fato é que tudo não passa de mera diarreia mental, ou seja, conversa pra boi dormir.
Claro
Ademir Maschio deixou sempre claro que não prometeria cargos a ninguém, e cumpriu, tanto que não há na cidade alguém que possa dizer o contrário. Procurou, sim, escolher seus assessores e secretários por conhecimento de causa e competência, embora muitos por aí não acreditem que fora desta forma.
Pulso
Qualquer político, seja ele quem for, sempre esbarra na problemática de agradar a gregos e troianos, porém, o que já está claro é que teremos aí uma administração com novos moldes, até porque os tempos são outros, e mudanças se fazem necessárias. Maschio já tem mostrado competência na lida desta questão.
Gente nova
Na quarta-feira passada, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Santa Fé, ele e seu vice anunciaram outros dois secretários que comporão a Administração a partir de 1º de janeiro, quando todos os prefeitos, vices e vereadores da Comarca tomarão posse, ou seja, os novos secretários de Finanças e de Turismo.
Secretaria de Finanças
Na Secretaria de Finanças, sai João José de Sá, e quem assume é o aposentado do Banco do Brasil e atual tesoureiro do Rotary Club, Edmundo dos Santos Martins. Embora venha a ser o “homem do dinheiro”, terá que realizar um excelente trabalho, haja vista que as perspectivas econômicas para os próximos anos ainda não são as das melhores.
Repartindo o pão
Sobre o Turismo, o prefeito eleito fez questão de ressaltar que atualmente existem setenta Estâncias Turísticas no Estado de São Paulo, e que principalmente a partir de 2018 ocorrerão algumas mudanças com relação ao dinheiro repassado pelo Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias –, haja vista que a partir do próximo ano serão mais cento e quarenta cidades de interesse turístico que também serão agraciadas pelo Departamento, e, por isso, o “pão terá que ser dividido” para mais cidades.
Sobe e desce
Desta forma, o que acontecerá será justamente que três Estâncias poderão perder o posto para dar lugar a três de interesse turístico. Assim, haverá de se ter um trabalho intenso e de extrema competência. Desta forma, o nomeado para a pasta foi o advogado e contabilista Ruy Reis, pessoa muito conhecida e competente, o que, sem dúvida alguma, deverá fazer um ótimo trabalho, elevando o nome de Santa Fé do Sul para outros patamares, fazendo com que a cidade seja efetivamente uma Estância Turística na melhor acepção da palavra.
Ranço
Evidentemente que o turismo e a Secretaria de Cultura, pela batuta de Ana Paula Pelaio Garcia Toppan, serão uma enorme fonte de geração de emprego e renda, daí a grande necessidade de fazer com que os santafessulenses, embora alguns ainda torçam contra, gostem da cidade e torçam por ela, deixando, agora, que qualquer ranço político acabe de vez.
Saae
Pobre é o homem que diz que velho é algo que possa ser descartável. É sabido que muitos franziram o nariz ao saber que o atual prefeito Armando Rossafa assumirá, sim, a superintendência do Saae. Não lhe falta experiência, competência e, principalmente, muita vontade de trabalhar, e para os que dizem que sua administração não foi boa, bastemos nos atentar para as cidades vizinhas fora da Comarca para vermos que foi e é competente naquilo que sempre fez.
Dinheiro em Caixa
Para fechar com chave de ouro, o governo federal já depositou na conta da Prefeitura de Santa Fé o montante de R$ 988 mil, referente à emenda do deputado federal Edinho Araújo. O dinheiro será destinado à Santa Casa de Misericórdia, que deverá sanar quase por completa a dívida com serviços médicos. Armando aguarda, também até o final da próxima semana, o repasse de aproximadamente R$ 240 mil da Câmara Municipal.