Tópicos da Semana – Edição de 26/11/16.

Publicado em 26/11/2016 00:11

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva.

Charge: Leandro Gusson (Tatto).

Charge 26-11Blás, blás e blás…
Se confirmarem os blás blás blás que andam circulando pela cidade, algumas Secretarias do governo do prefeito eleito Ademir Maschio já estão praticamente definidas. Comenta-se que ex-secretário de Saúde, que atuou frente a pasta na gestão Itamar Borges, Ortogamis Bento, voltará ao cargo; o atual secretário de Saúde, Carlos Rogério Garcia, por sua vez, deverá ir para a Secretaria da Educação. No Turismo, os comentários são de que o cargo ficará com o ex-vereador José Emídio Calazans, sobrinho do deputado federal Edinho Araújo.

Turismo
Se confirmada a entrada de José Emídio, tudo indica que o próximo governo terá voo próprio, e o que se espera do ex-vereador é justamente que ele execute um bom trabalho, haja vista que a Estância Turística de Santa Fé do Sul está um pouco ‘esquecida’.

Sangue novo
A Secretaria de Esporte deverá ter sangue novo, já que, ao que parece, segundo boatos, ela ficará com o jovem empresário, esportista e personal trainer, Henrique Alssuffi, que deverá representar uma renovação e a esperança de que o esporte venha a ser mais difundido na cidade, apesar da crise por que passa o país.

Saae
Alguns dizem que o nosso atual prefeito, Armando Rossafa, pelo jeito não vai pendurar as chuteiras e irá assumir o Saae. Afirmam que, embora apresente muito fôlego para o cargo, deverá renovar as energias para enfrentar os diversos problemas, como o da Lagoa de Tratamento, problemas ambientais, dentre outros. Algumas pessoas, no entanto, chegam a afirmar que Rossafa, mesmo tendo sido convidado, não aceitará a pasta.

Funec
Essa pelo jeito continuará nas mãos de Ademir, já que quem deverá conduzir a instituição será Aderval Morreti, que tem bastante afinidade com o prefeito eleito, embora haja ainda especulações em torno do presidente do SantaFéPrev, Ronaldo da Silva Salvini. Como bom administrador que o prefeito eleito foi enquanto esteve à frente da Funec, é bem provável que o nome seja escolhido com muito cuidado, pois a instituição precisa de alguém que realmente entenda de suas questões.

Salve o Sonho de Natal
O Projeto Sonho de Natal, em sua inauguração no último sábado, foi, indubitavelmente, de um grande sucesso. Pessoas de Santa Fé e região compareceram em peso para prestigiar o que já virou tradição na cidade, o acender das luzes natalinas, a chegada do Papai Noel e o show de abertura, desta vez com as apresentações do Coral da Unati e da dupla Fred & Gustavo, que encantaram os presentes, jovens, adultos e crianças. Foi a verdadeira festa de Natal, a festa do povo, de jeito que queremos ver a cidade.

Estranheza
O que causou estranheza foi o fato de o prefeito, ou a secretária de Cultura ou ainda qualquer outra autoridade não ter subido ao palco para dar boas-vidas ao Papai Noel, para o público ou para anunciar as atrações. O motivo, segundo alguns comentários propagados naquela noite, teria sido o fato de ser ano político, e em ano político não se faz ‘aparições’, justamente para que não seja caracterizada propaganda eleitoral. Os comentários foram de que a assinatura da verba destinada para as contratações dos shows parece ter sido feita justamente no período eleitoral.

E o povo gostou
Quem ganhou foi justamente a população e os visitantes, que foram poupados das famosas conversas de políticos, que há séculos acontecem sempre que um evento popular ocorre. E isso não é só em Santa Fé do Sul, não. Ocorre no mundo todo. De um lado, os políticos falando e se autopromovendo; do outro, o público, que quer que o show propriamente dito aconteça logo.

Comes e bebes
Mais uma vez os donos de bares, lanchonetes, restaurantes e afins morderam as orelhas de tanta felicidade. Era difícil encontrar uma mesa para se sentar, e logo os ingredientes para sanduiches e outras guloseimas foram se acabando. Ou seja, os comerciantes venderam e lucraram muito. Bom para a cidade, bom para o comércio, bom para todos.

Artesanato nota mil
Em virtude das obras realizadas na Praça Salles Filho, o Espaço do Artesão, durante as festividades natalinas, funcionará, como já aconteceu no sábado passado, em um barracão especialmente montado para abrigar os artistas e suas peças. No sábado foi grande o número de visitantes e as vendas foram bastante satisfatórias, ficando, assim, comprovado que o que vale não é o espaço, mas, sim, a qualidade dos produtos vendidos.

Última Edição