Tópicos da Semana – Edição de 27/09/14.

Publicado em 26/09/2014 23:09

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (tatto)

Charge 27-09Estância Turística
Dentre as Estâncias Turísticas de nosso estado, podemos citar Aparecida, Embu das Artes, Holambra, Olímpia e Santa Fé do Sul, isso para não mencionar as outras 27 que receberam o título por apresentarem características turísticas e determinados requisitos, como condições de lazer, de recreação, recursos naturais e culturais específicos, e, para que possa receber esse título, a cidade também deve oferecer boa infraestrutura e serviços direcionados à atividade turística.
E nós?
Santa Fé dispõe de uma represa, que é o nosso maior cartão postal, e um dos principais motivos, se não o maior, pelos quais turistas de diversas regiões do Estado e até do País vêm “pagar uma visita”. O Rio Paraná, coitada da represa, está cada vez mais seca, devido a falta de chuva, e principalmente de uma política mais sistemática quanto ao racionamento de energia.
Energia…
Segundo uma matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo no último domingo, 21, o governo da presidente Dilma Rousseff decidiu não fazer campanha de racionamento de energia elétrica imaginando que seria possível chegar ao fim do período seco, em novembro, com abastecimento entre 30% e 40%.
Neste momento, os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, que são os responsáveis por 70% da capacidade de abastecimento do país, já apresentam resultado inferior ao desejado, 27%.
São Pedro
Antes, porém, no final de semana o grande alívio parecia ter chegado, pois a chuva resolveu cair, e muita gente até foi pagar promessa, haja vista que estamos inegavelmente vivendo um período atípico de estiagem. Porém, como no dito popular que diz que “alegria de pobre dura pouco”, a tão esperada chuva não veio como gostaríamos. Segundo a Eta – Estação de Tratamento – do Saae, de sexta-feira da semana passada, 12, até a última segunda-feira, 22, choveu somente 56mm. Na quarta e quinta-feira, choveu 18.2 mm, e na sexta-feira, até o fechamento desta edição, não choveu.
Racionamento
O racionamento de água, que perdurou por 64 dias, na verdade deveria ter começado há muito mais tempo. Porém, em nota, o Saae comunicou que a partir de anteontem, 25, o racionamento estava suspenso, havendo apenas uma redução de pressão da água das 13:00 às 17:00 horas.
Mas…
Diversas pessoas têm se perguntado se os esperados turistas virão para Santa Fé após tomarem ciência de que o Rio Paraná está “na secura de dar dó”. Com certeza o fenômeno que estamos vivendo afetará a todos, e principalmente os comerciantes, se providências não forem tomadas, até porque, mesmo que chova sem parar até o final do ano, não teremos ainda a nossa represa como antes.
Dados
De novembro e até o Carnaval, pelo menos 350 mil turistas passam por nossa cidade, e isso gera uma economia considerável. Para se ter uma ideia do giro de capital, nessa época, de cada dez saques em bancos, sete são de pessoas de fora.
Oras bolas
É preciso chamar os turistas pra cá. Então são necessárias medidas imediatas, no sentido de atraí-los por outros motivos, não deixando a cidade parada, esperando a chuva cair e o rio encher para que o dinheiro circule por aqui.
Atrações
A cidade carece de atrações, e disso os santafessulenses reclamam há muito tempo. Está mais do que na hora de se promover shows na praça, às segundas e terças-feiras, de graça, do sertanejo ao rock, passando pelo samba e funk. Com isso, o comércio poderia ficar aberto até mais tarde e, consequentemente, atrairia não somente os moradores da cidade como turistas da região, contribuindo, assim, para a melhoria do comércio em si e, por conseguinte, circulando mais dinheiro.
Nas ruas
A exemplo de algumas cidades turísticas, diferentemente com o que acontece com as “Expôs da vida”, que levam nosso dinheiro embora, havendo atividades culturais e até mesmo gastronômicas, o cidadão sai de casa, e, mesmo que seja o mínimo, sempre acaba gastando, e isso faz girar a economia de um município, principalmente se tratando de uma Estância Turística como Santa Fé, que, aliás, está precisando de novos eventos artísticos e de mais diversão.
Repensar
Precisamos repensar Santa Fé como uma cidade que oferece vários atrativos, culturas e uma culinária bastante rica. Porque não fazermos uma série de eventos mostrando o que temos de melhor, nossa música raiz, dança, teatro, enfim, nossa cultura, e chamarmos os turistas para nos prestigiar? Isso também injeta dinheiro na cidade e faz seu povo mais feliz em todos os aspectos.
Oito dias…
Faltam 8 dias para as Eleições 2014, e a propaganda eleitoral gratuita, que teve início no dia 19 de agosto, termina em 2 de outubro. No segundo turno, terá inicio a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno e vai até o dia 24 de outubro, haja vista que na eminência de um segundo turno, o eleitor deverá comparecer as urnas no dia 26.
Embate
Nesta reta final, vale tudo, e isso não é de hoje. Nestas eleições, os três principais candidatos a Presidência da República, Aécio Neves, Dilma Roussef e Marina Silva, estão fazendo o uso das armas que podem e que não podem, se fôssemos julgar pela boa ética.
Os chororôs
Aécio Neves (PSDB) tem assumido que há dois PTs na disputa, um representado por Dilma e outro por Marina; vem também afirmando que sabe fazer o sonho virar realidade. Marina, em contrapartida, diz que sua fala ‘não é um discurso’, pois é de uma vida real. Recentemente, usando do apelo emocional, em um vídeo gravado em um comício em Fortaleza e levado ao ar em seu programa eleitoral na semana passada, a mesma conta ter passado fome e que viu seus pais deixarem de comer para que os filhos pudessem dividir um ovo, e esbraveja dizendo que quem já passou por uma experiência dessa, jamais acabaria com o Programa Bolsa Família. Dilma, por sua vez, usando o poder, vem enfatizando que o que está bom, irá continuar; e o que não está, vai mudar.
Pesquisa
Na mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope e encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, divulgada na última segunda-feira, dia 23, Dilma continua na primeira colocação, mas com a possibilidade de enfrentar Marina Silva em um segundo turno. Nesta pesquisa, Dilma (38%) e Marina Silva (29%) aparecem com uma diferença de nove pontos percentuais, enquanto Aécio Neves, com 19%, se aproxima quatro pontos da segunda colocada.
Dilma, lá?
Tratando-se de corrida eleitoral, nada pode ser apontado como definido, pois uma eleição é ganha em apenas um dia; porém, desta vez “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. O pior de tudo é saber que, no frigir dos ovos, o povo sempre acaba sendo pego ou comido. Eita Brasil, país de infinitas piadas.

Última Edição