Tópicos da Semana – Edição de 6/12/14
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Encareceu
Os produtos vendidos no atacado aos feirantes do País, segundo o índice de preços da Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – subiu consideravelmente no mês passado, como a batata lisa, que está 67,2 % mais cara.
Arrocha
O que estamos arrochando hoje em Santa Fé e em todas as cidades do Brasil não é o gênero musical e dança brasileira originária da Bahia, mas, sim, os bolsos, e tendo que economizar, e muito.
Subiu
A média mensal de todos os hortifrútis, vendidos no atacado, foi de 4,75 em novembro. No ano, frutas, verduras, pescados e legumes tiveram um aumento de 12,1%. Para se ter uma ideia da inflação, o limão foi o que mais subiu, 54%, e a alface crespa, a couve-flor e o agrião, ficaram, respectivamente, 15,9%, 29,5% e 32,2% mais caros.
Em Santa Fé e região
Mesmo com a atual crise nos assolando dia-a-dia, as Prefeituras de Santa Fé e região vêm fazendo o possível para honrar com seus compromissos. Somente a título de comparação, Santa Rita D’Oeste optou por não realizar sua Expô este ano para que pudesse arcar com suas despesas em dia, e isso fez muito bem. Em contrapartida, algumas cidades que preferiram realizar sua festa de peão, hoje enfrentam um sério problema para honrar com sua folha de pagamento, seja no que se refere a folha de funcionários ou até mesmo seus fornecedores.
Administração municipal
O fato é que onde uma administração consumia, por exemplo, 10 milhões de orçamento, atualmente necessita de pelo menos 15 milhões para manter os mesmos recursos e, os repasses estadual e federal não têm acompanhado a inflação, a única saída tem sido, de todas as prefeituras, principalmente as de cidades pequenas, o corte de gastos.
Ficcap 2014
Mesmo passando pela crise atual, que não é tão somente santafessulense, o prefeito Armando Rossafa conseguiu neste ano realizar uma pela festa para o povo, que atraiu pelo menos 90 mil pessoas e trouxe grandes nomes da música sertaneja, como Gilherme & Santiago, Mato Grosso & Mathias, dentre outros, e mesmo assim, teve um lucro de R$ 635.800,00, dinheiro usado para pagar despesas com rodeio, mídias, camarotes, iluminação, boiadas, tropas, locutores e outros, sobrando R$ 2.480,71 na conta bancária da Asap – Associação Santafessulense de Apoio a Indústria, Comércio e Agropecuária.
Viremos a página
O tal do dono da voz que anda produzindo os áudios referentes ao prefeito de Santa Fé realmente deve estar recebendo muito dinheiro de algum grupo político, pois tem bastante tempo e recursos financeiros para gravar e editar suas macaquices ao dizer e querer mostrar que Armando Rossafa vem cortando gastos, como se ele fosse o único prefeito ou pessoa da cidade a estar economizando, e mais, como se todos nós estivéssemos nadando de braçadas em um rio de algum parque de diversões cheios de notas de cem.
Lei
Aliás, é sabido que o prefeito de Santa Fé, Armando Rossafa, com suas atividades, vem cumprindo fielmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, que veio para dizer que, na Administração Pública, não se gasta mais do que se arrecada.
Crise
Todo cidadão honesto, pagador de seus impostos, tem, sim, sofrido com os efeitos de uma crise que afetou e vem, de certa forma, avassalando muitos países, sejam eles latino-americanos, americanos, europeus ou asiáticos, enfim, estamos diante de uma crise que não é santafessulense, mas, sim, mundial.
Sobe que sobe
O que estamos vivendo atualmente é uma inflação acima do teto da meta; recessão; crise fiscal, crise nas contas externas, alto endividamento público, represamento artificial de preços controlados, perda de credibilidade perante o mercado e investidores, máquina pública inchada e cara, queda de arrecadação de impostos, estatais quebradas e um certo isolamento perante as forças vivas da nação. Aliás, alguém se recorda também do atual preço da carne bovina, do combustível e da energia elétrica?
Senta, Cláudia
Certa feita, durante o intervalo de gravação do Show da Xuxa, uma garotinha chamada Cláudia não conseguia ficar parada em seu lugar, coisas de criança que tem muita energia para gastar. Eis que vaza na Internet, a Rainha dos Baixinhos, que sempre passou a imagem de meiga e “amiguinha” de seus “coleguinhas telespectadores”, dando uma verdadeira bronca na tal da Cláudia, pois a mesma não estava “quieta para os padrões Globo”.
Senta, Cláudia II
O que talvez esteja acontecendo é exatamente a falta do “Senta, Cláudia”, ou melhor, continuar fingindo que Santa Fé sempre foi uma cidade linda, perfeita, criada por um deus inatingível, e ai de quem o contradizer, até porque quem era gente virou fantoche, e uma vez fantoche, para ser o bobo da corte é uma mera questão de tempo.
Senta, Cláudia III
O que a maioria das pessoas talvez não entenda é que desde que o mundo é mundo existe o branco e o preto, o cheio e o vazio, o curto e o longo…e, politicamente falando, a situação e a oposição. Parece-me, entretanto, que, se uma pomba pousar em um fio de alta tensão, a culpa pelo “suicídio” da pomba será do prefeito; se mosquito transmissor da Dengue picar um cidadão, o prefeito é o responsável e, como aconteceu na última terça-feira, quando tivemos uma chuva considerável no início da noite, logo os oposicionistas culparam a Administração, uma vez que as bocas-de-lobo não conseguiam fazer escoar toda a chuva.
Solução?
Que tal a mídia falada e de oposição fazer então uma campanha de conscientização para que as pessoas não joguem tanto lixo na rua, assim as bocas-de-lobo ficariam mais livres, até porque esse problema não existe tão somente em Santa Fé, Rio Preto ou São Paulo, mas, sim, por onde houver gente porca, e, mesmo assim, olhe lá.
A perfeição
Parece que tudo que foi feito na cidade anteriormente, por outras administrações, foi perfeito; as escolas foram reformadas com material de primeiríssima qualidade, a pavimentação era um verdadeiro tapete dos deuses; instituições, autarquias e entidades assistenciais estavam muitíssimo bem, sem mar de lamas e tudo o mais, e que hoje vivemos numa verdadeira cidade-lixo.
Recolhimento das bandeiras
É preciso que recolhamos as bandeiras da oposição, uma vez que já foram enroladas e levadas para as residências de seus respectivos donos. A eleição foi ganha através do voto e, ao invés de todo esse chororô, por exemplo, porque não ressaltar nossas belezas, nossa gente, nosso Sonho de Natal? O futuro, a Deus pertence. E Santa Fé, não é linda? Ahhhhhhhhhh…..
Rebolation
O Ministério Público do Estado de São Paulo, através do Promotor de Justiça Rafael Magalhães Abrantes Pinheiro, órgão que apurou as condições da cobertura asfáltica da Avenida Navarro de Andrade, entre as Ruas 21 e 29, local popularmente conhecido como ‘rebolation’, palavra inventada do inglês por ser parecer com ‘rebolação’, haja vista que o local apresenta muitas ondulações em sua pavimentação, informou, através de uma nota à imprensa, que as referidas irregularidades serão corrigidas.
Responsabilidade
No documento, o MP esclareceu ainda que o Poder Executivo Municipal ficará responsável pela escolha da melhor forma de corrigir a cobertura asfáltica, sem ônus para o município e a fiscalização será realizada pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos órgãos de controle locais.
Responsabilidade II
Ainda de acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo, as investigações continuarão, e, assim que encerrado o procedimento, as medidas tomadas serão informadas à população.