Tópicos da Semana – Edição de 8/08/15.

Publicado em 8/08/2015 00:08

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)

Charge 8-08A Santa Casa nossa de cada dia
Na quinta e sexta-feira da semana, os médicos que atendem os setores de Cardiologia e Maternidade da Santa Casa de Santa Fé do Sul paralisaram seus serviços, pois reivindicavam os pagamentos referentes aos procedimentos realizados e custeados pelo SUS, bem como aos plantões que devem ser pagos por aquela entidade. Na noite daquela sexta-feira, em reunião com a provedoria, os servidores encerraram a paralização após aceitarem uma proposta do secretário Municipal de Saúde, Carlos Rogério Garcia.

Sufoco
Não é de hoje que as Santas Casas de todo o País estão vivendo quase que as mínguas, e, em Santa Fé, pelo menos há vinte anos, provedores e administradores vivem a beira de um ataque de nervos, sempre na ânsia de honrar com as folhas de pagamento de seus funcionários e médicos. Como se não bastasse, fornecedores ameaçam cessar o abastecimento de medicamentos, soros e oxigênio caso as contas anteriores não sejam quitadas, e, pior, os pacientes nem sempre têm os medicamentos que necessitam, pois se não há pagamento, não existe fornecimento.

Sufoco II
Os funcionários da nossa irmandade vivem, dia após dia, em total clima de incerteza, até porque não sabem se seus salários serão debitados em conta. Já tivemos em nossa história diversas situações de greves e paralizações ao longo destes anos, e o fato é que muitos colocam a culpa nos provedores, julgando-os incapazes, quando, na verdade, o que falta são os devidos recursos dos governos serem repassados de forma que o hospital consiga andar com suas próprias pernas.

Ajuda
Muito tem sido feito para o Hospital de Câncer de Barretos, entidade séria e que merece todo o nosso apoio; e parece que eles descobriram a “fórmula mágica” de angariar fundos, mas talvez agora seja a grande hora de usarmos desse artifício, seja através de leilões de gado, de promoções de eventos, como bailes, quermesses, festas, dentre outros, até porque, na iminência de uma doença, é para a Santa Casa que corremos, é dela que precisamos.

Know how
Está mais do que na hora de toda a população, seja de Santa Fé ou da Comarca, fazer o mesmo com a Santa Casa, pois nosso hospital é tão importante quanto o da cidade de Barretos, e temos o know how, ou seja, o modus operandi, a forma de ajudar. O que não podemos é cruzar os braços e achar que ela é somente um problema da administração, de alguns governantes que prometem mundos e fundos, até porque pra onde vamos se o hospital definitivamente tiver suas portas fechadas? Para Barretos….ninguém quer.

O preso foi preso
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi preso pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira, 3, em sua residência, local onde já vinha cumprindo pena domiciliar (7 anos e 11 meses – pena que vinha cumprindo desde novembro do ano passado), após ter sido condenado no processo do mensalão do PT por corrupção ativa. A agora, na 17ª Operação Lava Jato, ele é suspeito de corrupção e lavagem e dinheiro.

E agora, José?
Agora, os investigadores querem saber se a empresa de consultoria do ex-chefe da Casa Civil, a JD Consultoria, prestou serviços a empresas que desviaram dinheiro da Petrobras ou se os contratos eram apenas uma maneira de disfarçar repasses de dinheiro desviado da estatal do petróleo.

Embolsando
O mequetrefe recebeu um “mensalinho” de aproximadamente R$ 96 mil, fruto de recursos desviados da Petrobras entre os anos de 2004 e 2013, mesmo após ser preso por decorrência de sua condenação no processo do “mensalão”. Só para se ter uma ideia dessa dinheirama, ele comprou uma casa de R$ 500 mil para uma de suas filhas.

Trocando em miúdos
A função de um ministro-chefe da Casa Civil é o de articular todo o funcionamento interno do Governo, pois, quando o mesmo envia ao Congresso um projeto de lei, é necessária a articulação, por parte do ministro, para que esta proposta “caminhe” a favor dos interesses do Governo…..e só, e nada mais!

Termômetro
O termômetro das grandes manifestações populares dos dias de hoje é, sem dúvida alguma, as redes sociais, e, tão logo saiu o anúncio de sua prisão, muitas mensagens como “inferno é pouco para ele, mas falta o peixe grande de 9 dedos e a maldita poste dele que está acabando com o nosso país” foram destaque.

Xilindró
A grande questão é que cadeia para o resto da vida para esses pilantras ladrões do País e enganadores do povo trabalhador é pouco. Enganaram os trabalhadores, aposentados, pensionistas e toda a classe pobre e, ao invés de ensinarem os miseráveis a pescar, preferiam dar um lambari mensalmente para matar a fome, e, com isso, fazerem com que a massa continue adorando esses pilantras.

Escapulindo
Enquanto isso, na terça-feira, em nota propalada logo após a reunião da Executiva Nacional do Partido, o PT, em outras palavras, afirmou que não defenderá seu queridinho, até porque o que vale agora é o “combate implacável à corrupção”, uma vez que a siga é “totalmente favorável” a apuração de toda e qualquer “apropriação” (para não dizer outra palavra) de recursos públicos, e que a corrupção deve ser combatida “implacavelmente”.

Cabisbaixos
A sensação é que estamos cabisbaixos, a espera de algum milagre, pois a coisa não anda nada boa para (quase) ninguém. Aqui, nas terras brasilis, o que vale é tirar vantagem de tudo e todos, sonegar impostos, mentir, roubar e matar, chantagear, usurpar, fraudar, e assim vamos vivendo, até quando?

Cadeia nacional
Por enquanto, Dilma Roussef tem ido apenas para a Cadeia Nacional (e olha que isso ela faz muito pouco). Anteontem, para todo o País, dentre outros excrementos, conclamou o povo para, ao invés de usarem as panelas para os temidos panelaços (pois já sabiam que as manifestações apareceriam durante a programação), que os brasileiros enchessem essas panelas de comida. Há, há e há.

Última Edição