Tópicos da Semana – Edição de 9/04/16.
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Pelo que já se percebe no panorama político da cidade, este ano haverá uma eleição municipal atípica, e, com certeza, uma briga boa, pois, de um lado teremos Ademir Maschio (DEM), atual presidente da Funec, que, diga-se de passagem, vem fazendo um trabalho de excelência a frente da instituição, mostrando que possui competência como bom administrador.
Briga boa II
Na disputa, Elena Rosa (PTN), a atual vice-prefeita de Santa Fé do Sul possui um vasto currículo na política local, tendo já passado por diversas administrações, assumindo pastas das mais variadas, e, com seu carisma e trabalho, parece ter o apoio da grande massa, do povo que sempre esperou dos administradores um olhar mais voltado aos seus anseios.
Briga boa III
Para fechar a contenda, José Rafael Martins (PMDB), já mostrou que é competente no que faz, pois possui uma empresa na cidade há 16 anos, foi superintendente do Saee, presidente da Apae de Santa Fé e, tanto em seu estabelecimento comercial como na autarquia e na entidade da cidade, já mostrou que não é tão inexperiente assim, como alguns talvez possam imaginar.
Ai se a moda pega…
O prefeito da cidade de Irapuã, Oswaldo Alfredo Pinto, de 59 anos, que também é padre daquele município, foi flagrado por moradores tirando uma soneca, no banco da praça da matriz, nesta última terça-feira, dia 6. Ao seu lado, o carro oficial do município estava estacionado dentro da praça.
Mundo moderno
Dizer que os relacionamentos homo afetivos são totalmente aceitos pela sociedade em que vivemos é pura balela. São, sim, encarados como tabu e, tudo o que diz respeito a eles, como o casamento civil e a adoção de filhos, ainda não é aceito. O estudante André Lodi, 14 anos, que é filho de duas mulheres, participou do programa Altas Horas, da Rede Globo, do último sábado, 2, para contar sua experiência e nos faz repensar o que é família.
Pequeno grande homem
André foi ao programa acompanhado de uma de suas mães, Ana Lúcia, que está agora separada da outra mãe do garoto, que fez questão de dizer: “Como outro casal qualquer, elas se separaram”. Entrevistado por Serginho Groisman e respondendo a perguntas da plateia, ele falou sobre a questão legal do reconhecimento da dupla maternidade, o preconceito, a ausência de uma figura paterna que, segundo o estudante, só faz falta para levá-lo ao estádio de futebol, uma vez que suas mães não gostam do esporte, entre outras questões.
De queixo caído
Mas foi a resposta à pergunta “quando você descobriu que tinha duas mães foi um choque para você ou você aceitou numa boa?” que arrancou aplausos do público e viralizou nas redes sociais. André mostrou, com poucas palavras, que sua família é normal como qualquer outra, ou seja, rebateu com a pergunta “quando você percebeu que tinha um pai e uma mãe?”.
E lá vez o Juiz…
As ‘ameaças’ do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parecem não ter surtido efeito, pois ele está fora do Ministério e, fatalmente, nos próximos dias, voltará a ter suas graves pendências com a Justiça, analisadas em 1ª instância, pelo juiz Sérgio Moro.
Decisão
O fato é que o ministro Teori Zavascki rejeitou, nesta segunda-feira, 4, a pretensão do PSDB e PSB no sentido de que fosse suspensa a nomeação de Lula, mas também, refutou pedidos similares em favor da posse, apresentados pela Presidência da República e pela Advocacia-geral da União. Assim, a decisão dos casos ficará na responsabilidade do ministro Gilmar Mendes.
O causo
No dia 18 de março, Gilmar Mendes concedeu liminar para impedir a posse do ex-presidente no cargo de ministro. Segundo Mendes, a nomeação de Lula teria sido feita com “desvio de finalidade” e conduziria a “resultados absolutamente incompatíveis” com a finalidade constitucional dessa prerrogativa e, por isso, seria um ato ilícito.
Mas, e aí?
Num eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff é bem provável que seu vice Michel Temer (PMDB) seja também afastado, pelo menos é o que se espera deste País diante da atual crise, inclusive moral. Não ficando nenhum dos dois, quem assumiria, em tese, seria o presidente da Câmara Eduardo Cunha, ou seja, estamos realmente sem governo, pois o presidente da Câmara Eduardo Cunha ficaria, também, em tese, impossibilitado de assumir o cargo.
Esfacelamento da chapa
O caso sobre o impeachment de Temer foi levado ao STF pelo advogado mineiro Mariel Márley Marra, que solicitou o desarquivamento de denúncia apresentada à Câmara. No pedido de impeachment contra o peemedebista, Marra argumenta que o vice-presidente da República cometeu crime de responsabilidade e atentado contra a lei orçamentária ao assinar, como interino da presidente Dilma, quatro decretos que autorizavam a abertura de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional e em desacordo com a meta fiscal vigente.