18 DE NOVEMBRO, DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR

Publicado em 18/11/2024 11:11

É comemorado hoje (18), o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. Instituído em julho de 1990, junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho deste profissional consiste em zelar pelo cumprimento dos direitos garantidos a crianças e adolescentes, operando no enfrentamento à negligência, aplicando medidas de proteção a violências físicas e psicológicas, à exploração sexual e outras formas de violações.
Os conselheiros tutelares de Santa Fé do Sul foram empossados em 10 de janeiro de 2024, após serem eleitos em 1º de outubro de 2023. A posse aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e os membros são Edson Carlos de Souza, Jhonatan Pupin, Claudinei César Frigo, Anareli Ribeiro Campagnoli e Lourenço Antonio Damine Junior, e os cinco suplentes são Eunice Barbato Baptista, Geraldo Dimas de Souza, Edinei Aparecida da Silva, Vanusa Angela da Silva Alves e Ilton Celio Bemfico.


O Conselho Tutelar é um órgão que atende crianças e adolescentes, seus pais e responsáveis, quando há violação ou ameaça dos seus direitos. Os conselheiros tutelares também têm a função de fiscalizar, mesmo sem que haja denúncia.


O Conselho Tutelar de Santa Fé do Sul está localizado na Rua Deraldo da Silva Prado, nº 231, esquina com a rua 16, Centro.
Para se tornar conselheiro tutelar, é necessário ter pelo menos 21 anos de idade, residir no município onde será eleito e possuir reconhecida idoneidade moral.
De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças e adolescentes são “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento” e, portanto, devem ter prioridade absoluta em quaisquer condições. Através dos conselheiros tutelares são realizados atendimentos em casos de violação de direitos.

Última Edição