ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL RECEBE CADEIRAS DE TRILHA ADAPTADAS E KIT DE LIVROS EM LIBRAS

Publicado em 9/05/2024 11:05

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Estância Turística de Santa Fé do Sul recebeu da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dois kits com três cadeiras de trilha adaptadas em cada um. Os equipamentos foram adquiridos por meio do programa Trilha Acessível, projeto que integra o programa Cidade Acessível, que irá equipar trilhas de cidades turísticas, possibilitando que pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção possam participar das trilhas.


O prefeito Evandro Mura, acompanhado pelo vice-prefeito, Fernando Benitez; pelas damas Elaine Mura e Fernanda Benitez; pela presidente da Câmara Municipal, Paula Toppan; e pelo assistente social e representante da Secretaria de Assistência Social, José Antonio Andrade; esteve na manhã da última quarta-feira (8), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para fazer a entrega dos kits.


“Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm o direito de desfrutar das trilhas como qualquer outra pessoa. É nosso dever e nosso desejo oferecer um turismo inclusivo, com os equipamentos e estruturas adequados para que as pessoas com deficiência possam vivenciar o turismo e o lazer plenamente. Agradeço ao governo do Estado pela parceria em nossas ações de inclusão e acessibilidade”, destacou o prefeito.


As cadeiras ficarão alocadas no Parque Ecoturístico das Águas Claras. Junto a elas haverá uma placa explicando a forma correta de destrave e uso.
A cadeira adaptada para trilhas é um equipamento com um acento e encosto acolchoados, com cinto de segurança, apoio para os pés, uma roda central embaixo do assento, duas barras na frente e duas atrás que servem para puxar e empurrar por um ajudante, hastes ou barras laterais que servem para estabilizar a cadeira de trilha quando estiver parada ou para que os ajudantes possam descansar. O modelo também conta com freios e amortecedores.
LIVROS DE LIBRAS
Também da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do programa Cidade Acessível, o município recebeu dois kits de Livros de Libras. Cada kit é composto por cinco livros que abordam temas como Alfabeto e Números, Alimentos, Animais, Cores, Esporte e Lazer. Cada exemplar apresenta palavras em Libras acompanhadas pelos desenhos correspondentes, facilitando a compreensão do conteúdo.
Os kits foram entregues à Secretaria Municipal de Educação. “Oferecer material pedagógico inclusivo é fazer valer o direito ao aprendizado por todo e qualquer cidadão, como preconiza a Constituição Federal de 1988. Eles são importantes ferramentas na consolidação da educação inclusiva e no acesso dos alunos a materiais essenciais ao aprendizado e adequados às suas condições”, finalizou Evandro Mura.

Última Edição