CAIXA É A ÚNICA AGÊNCIA BANCÁRIA A ADERIR À GREVE EM SANTA FÉ
Das cinco agências bancárias de Santa Fé, a Caixa Econômica Federal é a primeira a aderir à greve nacional proposta pela Contraf – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro -.
Em contato com as agências do Banco do Brasil, Bradesco, HSBC e Santander, a reportagem foi informada que eles ainda estão analisando e definindo as situações, bem como na possibilidade de participarem de uma reunião com o Sindicato dos Bancários de Votuporanga.
Na Caixa Econômica de Santa Fé, os serviços básicos de autoatendimento continuarão a ser realizados nos caixas eletrônicos, e, para quem obter o cartão Cidadão, demais serviços também poderão ser realizados.
A decisão da Contraf da greve nacional dos bancários se deu após a proposta salarial apresentada pelos bancos ser novamente considerada insuficiente pela categoria.
Os bancos, representados pela Fenaban – Federação Nacional dos Bancos -, elevaram a oferta anterior de reajuste salarial de 7 para 7,35 % e demais verbas salariais de 7,5 para 8 %, informou a Contraf, em comunicado à imprensa.
“Essa proposta precisa melhorar. Ela continua sendo insuficiente, não somente na parte econômica, mas também porque não traz nada sobre garantia de emprego”, afirmou a entidade.
Os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias no ano passado, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8 %, com ganho real de 1,82 %.
A duração da greve, na época, fez a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas vendas do varejo do início de outubro.