CÂMARA DE RIO PRETO APROVA INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS
A Câmara de Rio Preto aprovou, nesta terça-feira (31), Projeto de Lei do vereador Paulo Pauléra (Progressistas) que institui o programa de internação involuntária de dependentes químicos no município. De acordo com Pauléra, o programa tem como objetivo principal amparar esses cidadãos. O projeto recebeu 16 votos favoráveis e um contrário.
“Estamos diante de um problema nacional. Em nosso município, o crescente número de pessoas em situação de rua se justifica pelo excesso de consumo de álcool e drogas, e devido a isso, essas pessoas ficam sofrendo nas ruas, pois a dependência química distrai as dores físicas e psicológicas, levando muitas vezes as pessoas à morte, necessitando da internação involuntária como uma forma de resguardar a saúde física e mental do indivíduo, trazendo esperança de uma vida melhor”, justifica.
O Juiz da Evandro Pelarin foi convidado a falar na tribuna sobre a internação compulsória aos moradores de rua e viciados em drogas ilícitas e falou sobre a união dos poderes em busca de sanar o problema.
“É uma questão muito complexa, que precisa de amplo debate e ainda não há solução definitiva. No entanto, a internação e o tratamento médico são essenciais para a retomada da dignidade dessas pessoas. A famílias também devem estar envolvidas no resgate desses cidadãos”, afirmou.
O projeto, agora, segue para sanção ou veto do prefeito Edinho Araújo (MDB). SBT Interior.