CAMPANHA AGOSTO LILÁS É REALIZADA COM SUCESSO EM SANTA FÉ DO SUL

Publicado em 6/09/2023 09:09

A academia feminina Physical promoveu uma aula de Jump e Dança na Praça Salles Filho

O combate à violência contra a mulher foi o tema debatido durante todo o mês de agosto por meio da campanha Agosto Lilás. Criada em alusão a Lei Maria da Penha, a campanha chama a atenção da população para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, morais ou patrimoniais.
A Secretaria de Assistência Social, junto com o Cras e o Creas, preparou uma programação especial para chamar a atenção da população. Na área central da cidade foram instalados placas e faixas. O tema também foi propagado nas rádios, com entrevistas sobre a campanha. A bordo de um trio elétrico, a equipe da assistência social, vestidos com a camiseta da campanha, percorreram as principais avenidas da cidade convidando a população a fazer parte desta luta.


Com o tema É assim que começa e É assim que acaba – a passividade da vítima em relação à violência doméstica, a psiquiatra Graziella Ribeiro e a promotora de justiça Maria Isabel dos Reis Rezende debateram em uma roda de conversa sobre os tipos de violência sofridos pelas mulheres, as formas legais de proteção e a quem recorrer em caso de agressão. O evento foi realizado em parceria com o grupo das Acácias da Loja Maçônica XV de Novembro.


O público jovem também participou da campanha. A assistente social do Cras, Bruna Fidelis; e o psicólogo do Creas, Thiago Morilha estiveram na Escola Estadual “Professor Itael de Mattos”, onde discutiram sobre o tema com os alunos e professores.
Para que toda a população tivesse acesso às informações da campanha, 40 mil panfletos foram distribuídos em parceria com o Saae, que os anexou nas contas de água.
A academia feminina Physical também aderiu à campanha e promoveu uma aula de Jump e Dança na Praça Salles Filho, aberta a todas que quisessem participar. A temática também foi debatida em todos os grupos de atendimento da assistência social, realizados no Creas e no Cras.
“As atividades desenvolvidas durante o mês tiveram como objetivo ressaltar a importância de cada um de nós combatermos a violência contra a mulher. Todos nós, como cidadãos, devemos estar atentos e não permitirmos que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência, amparando essa mulher e denunciando seu agressor”, afirmou a secretária de Assistência Social, Silvia Almeida.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, que funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais às mulheres estão sujeitas. Em Santa Fé do Sul, o Cras e o Creas atuam como serviços públicos para orientações. Os telefones são, respectivamente, (17) 3641-9170 e (17) 3631-1510.

Última Edição