CAMPANHA “SEJA UM HERÓI, SALVE VIDA”, SERÁ REALIZADA EM SANTA FÉ

Publicado em 1/03/2014 09:03

Na terça-feira, dia 25 de fevereiro, foram acertados os detalhes da campanha “Seja um herói, salve vidas”, em prol do cadastro para a doação de medula óssea.
A campanha está sendo organizada na cidade por O Jornal em parceria com a Funec e a 1º Igreja Batista.
Na Funec, serão dois dias de campanha. No dia 18 deste mês, no campus II, das 18:00 às 22:00 horas, apenas para alunos e funcionários. E no dia 25, no mesmo campus, das9:00 às 16:00 horas, para toda a população.
Na igreja Batista, a campanha será realizada no dia 20, das 16:00 às 22:00 horas, para toda a população.
Doação
Ao contrário do que muitos pensam, o cadastro para a doação de medula é fácil e rápido. Portando um documento oficial com foto, a pessoa deve comparecer em um dos locais da campanha, onde será feito um cadastro no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea -, e retirado 5ml de sangue. “Todo o procedimento dura em torno de 20 minutos, e o cidadão pode salvar uma vida”, relatou Vandir.
Se surgir algum paciente compatível, a equipe do Redome entra em contato para fazer exames e confirmar a compatibilidade e, posteriormente, a doação de medula.
Quando confirmada a compatibilidade, tanto o doador quanto o receptor terão suas identidades resguardadas, mas o doador poderá saber notícias do andamento do transplante. A probabilidade de alguém ser compatível com uma pessoa que não seja da sua família é muito pequena e, por esse motivo, é importante que o banco de doadores seja representado por todas as etnias.
Dificuldade
A importância de todas as pessoas realizarem esse cadastro se dá devido ao fato de que uma em cada 100 mil pessoas pode ser compatível; por isso, há muita dificuldade em encontrar um doador viável. A realidade pode mudar se cada cidadão fizer o cadastro, e ele, por sua vez, terá a chance de, quem sabe, salvar uma vida.
Para fazer o cadastro
Pessoas com idade entre 18 e 54 anos que nunca tenham tido câncer, e que não sejam portadoras da hepatite ou do vírus HIV podem fazer o cadastro.
Agradecemos a todos, principalmente a Funec e a Igreja Batista, assim como as rádios Dinâmica FM, Santa Fé e Mega FM, que auxiliarão na divulgação e pedimos para que todos convoquem amigos e familiares para ajudar”, disse Daniela Trombeta, organizadora da campanha em Santa Fé.

Última Edição