CAPS I PROMOVE DIVERSAS ATIVIDADES VOLTADAS AO SETEMBRO AMARELO, MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Durante o mês de setembro, o Caps I (Centro de Atenção Psicossocial) da Estância Turística de Santa Fé do Sul realizou diversas atividades trabalhando o tema “Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio”.
Dentre as atividades elaboradas, houve a inserção do tema para a discussão nos grupos terapêuticos. Durante a roda de conversa, os participantes puderam sanar dúvidas e compartilhar suas vivências. Nas oficinas terapêuticas, além da discussão, foram confeccionados materiais informativos e representativos utilizados em diversas atividades durante o mês.
O psicólogo do Caps, Alan Santos; e a terapeuta ocupacional, Bruna Scapin foram até o Lar Madre Paulina. Os profissionais abordaram o tema com as internas de forma interativa por meio da aplicação de uma técnica conduzida pela equipe do Caps, seguida por uma roda de conversa.
O encerramento das atividades aconteceu na última sexta-feira, 29 de setembro, no Caps I, para todos os clientes, com roda de conversa com o psiquiatra Leonardo Yura; com o psicólogo Alan Santos e com o enfermeiro Sidemario Dantas, que puderam dialogar com os presentes quanto as suas dúvidas e questionamentos. A manhã também contou uma aula de dança ministrada pelo professor Dionatan, seguida por um café da manhã.
“Vale ressaltar que o mês de setembro foi tomado por símbolo da prevenção do suicídio, porém nossa luta é diária. Graças a Deus durante esse mês não tivemos qualquer registro de suicídio, mas infelizmente houve 12 notificações de tentativa de suicídio. Nós, do Caps I, estamos de portas abertas para atender a todos que nos buscam da melhor forma possível, e lembre-se ‘se precisar, peça ajuda!’”, destacou Alan.