CHUVA FORTE PROVOCA ALAGAMENTOS EM RUBINEIA E DEIXA FAMÍLIAS COM PREJUÍZOS; REGIÃO SEGUE EM ALERTA

Publicado em 15/12/2025 09:12

Uma forte chuva registrada no final da tarde do último sábado (13) causou alagamentos em alguns pontos de Rubineia. A área mais afetada foi a região da Lagoinha, onde ruas e residências foram invadidas pela água, provocando danos a móveis e outros pertences das famílias.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), eram esperados cerca de 17,5 milímetros de chuva para o período entre os dias 14 e 21 de dezembro. No entanto, o volume registrado foi bem superior ao previsto. Ainda não há dados oficiais sobre a quantidade de chuva no município, mas, com base nas medições da estação do Ciiagro, localizada em Santa Fé do Sul, estima-se que o acumulado possa ter ultrapassado 80 milímetros.


Em nota, a Prefeitura de Rubineia informou que o grande volume de água fez com que a Lagoinha transbordasse, comprometendo o escoamento e resultando no alagamento de casas próximas. Segundo o comunicado, desde os primeiros momentos o prefeito, a primeira-dama, diretores municipais e a Defesa Civil estiveram no local para prestar apoio e acompanhar a situação.


A administração municipal também informou que está solicitando doações de móveis, alimentos e itens essenciais para auxiliar as famílias atingidas. O Departamento Social, em conjunto com o Cras, orienta que todos os moradores afetados procurem o serviço para receber atendimento, orientações e os encaminhamentos necessários.
O Inmet mantém Rubineia e a região em alerta laranja para perigo de chuvas intensas, com previsão de volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h. Há risco de alagamentos, quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h desta segunda-feira (15). Portal 017.

Última Edição