COLETA SELETIVA COMPLETA 5 ANOS DE IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO

Publicado em 4/08/2025 09:08

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realiza há cinco anos a coleta seletiva de material reciclável e já atende mais de 50 bairros do município. O serviço, porta a porta, é feito de segunda a sexta-feira, e o recolhimento do reciclável é feito em parceria com a cooperativa Copersul, que também são responsáveis por transportar e destinar os resíduos descartados pela população.
É preciso que toda população se conscientize da função socioambiental importante que a reciclagem desempenha no município, com a destinação adequada deste material, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e evitando que sejam descartados incorretamente e acabem até dentro dos rios.


Desta forma, os resíduos descartados podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, a coleta seletiva promove geração de renda.
Na atual gestão, em 2023 foram aplicados R$ 280 mil oriundos do Fecop, viabilizados pela administração do prefeito Evandro Mura e do vice-prefeito Capitão Benitez. Com esses recursos, foram adquiridos duas prensas, um triturador de vidro e uma balança veicular de 40 toneladas.


A população deve ficar atenta ao tipo de material da coleta seletiva, são recolhidos apenas os resíduos sólidos secos, como garrafas, caixas de papelão, latas, embalagens plásticas, jornais, revistas, entre outros.
Só em 2024 foram recolhidos 404.550 quilos de resíduo sólido reciclável.
Toda segunda-feira, a coleta passa pelo Setor 5, que engloba o Portal do Sol, Recanto das Acácias, Águas Claras, Posada da Paz, Pitaro, Balneário Primavera, Balneário Adriana; Vascão; Jeromão, Kobayashi, Parque das Araras, Vale do Sol e Santa Julia.
Às terças-feiras é a vez do Setor 1, que inclui o Jardim das Paineiras; Jardim Paulistano; Residencial Edno Elpidio Neves; Emídio Antonio Araújo; Beira Rio, Flora Araújo; Orestes Borges; Bartolo Rossafa; Jardim Paulista; Jardim Colibris; Jardim Prata; Jardim Mangará; Jardim Guanabara; Jardim Universitário I, II, III, IV, V, VI e VII; Distrito Industrial III, e parte do Centro, entre a Avenida Navarro de Andrade e a Rua Perimetral Oeste, da rua 17 até a rua 29; Residencial Village Santa Fé; Jardim Espanha (Residencial Vila Europa).
Já às quartas-feiras é a vez do Setor 2, que atinge o Jardim Europa I, II e III; Alto da Bela Vista; Jardim do Bosque, Bela Vista; Coronel Araújo; Vila Pacheco; Parque Ana Lúcia; Parque Clóvis Oger; Vila Alto Alegre; Jardim Primavera; Jardim Morumbi; Distrito Industrial I e II; parte do Centro, entre a Avenida Navarro de Andrade e a Rua Perimetral Leste, da rua 17 até a rua 29, Residencial Monte Carlo e Residencial Monte Líbano I e II.
Às quintas-feiras é a vez do Setor 4, que engloba o São Francisco; Cohab Treze de Maio; Cecap; Centro Sul; Vila Maria; Vila Rute; Vila Moreira; Vila Doralice; Vila Serraria; Vila Elias; Jardim Ana Rosa e parte do Centro, entre a Avenida Navarro de Andrade e a Rua Perimetral Oeste, da rua 17 até a Rua João Batista Guimarães; Santa Genoveva; Jardim Ana Rosa II; Jardim Botânico; Reserva da Figueira; Residencial Figueira Grande e Residencial Eco Vile.
Na sexta-feira a coleta seletiva passa pelo Setor 3, que inclui os bairros Novo Horizonte; Aramaçã; Villa Lobos; Residencial Brasília; Santa Cruz; Vila São José; Parque Nova Era; Jardim Alvorada; Vila Três Campos; Parque Cidade Lazer; Vila Campo de Aviação; Vila Mariana; Centro Sul; Vila Tênis Clube; Eldorado; Terras Altas do Sol e parte do Centro, entre a Avenida Navarro de Andrade e a Rua Perimetral Leste; da rua 17 até a Rua João Batista Guimarães; Jardim Itália; Residencial Ana Maria e Residencial José Guimarães.
Já o Setor 6 é atendido todas as segundas, quartas e sextas-feiras, e as localidades são a Avenida Conselheiro Antonio Prado, da rua 5 até a rua 17; Avenida Navarro de Andrade, da rua 12 até a rua 16. No comércio, o lixo deve ser colocado nas ruas com horário pré-determinado entre 15h e 16h.

Última Edição