COM MAIS TRÊS MORTES, CATANDUVA TEM 18 VÍTIMAS DA DENGUE ESTE ANO
A Prefeitura de Catanduva confirmou no fim da tarde desta terça-feira, 24, mais três mortes por causa da dengue na cidade. Com essas confirmações já são 18 as vítimas da doença na cidade só neste ano. As autoridades de saúde do município ainda investigam a causa de outras 20 mortes.
Catanduva tem 118 mil habitantes e enfrenta a pior epidemia de dengue da região noroeste paulista. Ao todo, segundo dados da Secretaria de Saúde, a cidade já teve mais de 11 mil notificações, das quais foram confirmadas dengue em 10.162 casos, e outros 1.091 deram negativos. Mais de 400 pacientes aguardam resultado de exames. Os dados foram atualizados na terça-, 24.
Apesar do aumento de casos e das mortes, a prefeitura diz que o atendimento a doentes com sintomas da dengue diminuiu 40% nas unidades de saúde. O número, segundo a Prefeitura, pode ser um indicativo de que a pior epidemia registrada na região neste ano começa a se estabilizar, mas a doença continua fazendo vítimas.
As ações de combate à dengue permanecem por toda a cidade. Uma das medidas para acabar com os criadouros foi à limpeza forçada dos terrenos baldios, um decreto municipal determinou a retirada do mato e do lixo e também multa para o dono. O trabalho foi feito em 355 áreas. O dinheiro arrecadado com as multas deverá ser revertido para o Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Um último levantamento do Ministério da Saúde revelou que pelos menos 28 municípios do Noroeste Paulista podem desenvolver uma epidemia de dengue ainda neste ano. O índice de larvas do mosquito transmissor encontrado nos locais visitados coloca essas cidades em situação de risco. G1