COM TEMPERATURAS ALTAS, BOMBEIROS REFORÇAM CUIDADOS PARA EVITAR AFOGAMENTOS
A elevação das temperaturas em Santa Fé do Sul e grande parte do noroeste paulista, com temperaturas 5 ºC acima da média, segundo o Inmet, acende o alerta para o risco de aumento no número de afogamentos, com mais banhistas procurando balneários e piscinas para se refrescar.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em balneários, rios e piscinas, os afogamentos são a causa de 5,7 mil mortes por ano no país.
Na região atendida pelo Corpo de Bombeiros de Santa Fé Sul, só nos primeiros meses de 2024 já foram atendidos 5 casos relacionados a afogamentos, destacou o Subtenente Luiz César de Menezes.
Ao contrário do que se imagina, o acidente ocorre de forma silenciosa. A cena da vítima debatendo-se na água e gritando por socorro (como se vê em filmes e afins) é pouco descrita por testemunhas de afogamentos.
Deve ser lembrado que além do fato da morte, grande parte dos sobreviventes apresenta sequelas neurológicas graves e irreversíveis, fazendo com que a prevenção seja a melhor estratégia para evitar acidentes por afogamento. Com informações do Portal017.