CONFRATERNIZAÇÃO MARCA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2022 DOS SERVIÇOS SOCIAIS SCFV E PAIF
Integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 anos e do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias), participaram na manhã da última terça-feira (6), no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da confraternização de encerramento das atividades realizadas durante todo o ano.
Membros do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, de Jales, interagiram com os participantes por meio de atividades com música, leitura de trechos de poemas e poesias, dança e contação e histórias.
O momento de apresentações contou com a participação especial do senhor Geraldo, um dos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, que cantou e tocou canções sertanejas em seu violão.
Após as apresentações, foi oferecido um café da manhã. A grande surpresa foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu panetones. As mulheres tiveram um brinde extra, um kit com diversos produtos de higiene e beleza.
A secretária de Ação Social, Silvia Almeida, participou da confraternização. “Depois de um ano todo de um trabalho muito sério e eficiente realizado pela equipe do Cras, chegamos ao final das atividades com a certeza do dever cumprido. Desejo a todos um ótimo final de ano e que possamos retornar em 2023 com as energias renovadas para mais um ano de muitas atividades”.
O QUE SÃO O SCFV E O PAIF
O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) é um serviço de Proteção Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias). Por meio dele são realizadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Já o Paif consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.