CREAS INICIA CAFÉ DA MANHÃ PARA AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM SANTA FÉ DO SUL

Publicado em 2/09/2022 09:09

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Estância Turística de Santa Fé do Sul iniciou a distribuição do café da manhã às pessoas em situação de rua. O café, composto por pão com margarina, café e achocolatado, é servido de segunda a sexta-feira, a partir das 8 h, na recepção do Creas.
Segundo a coordenado do Creas, Sheyla Brandão Ferreira, o objetivo da ação é para estreitar as relações interpessoais e comunitárias das pessoas que utilizam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência para inseri-los na rede de serviços de proteção socioassistenciais e demais políticas públicas setoriais, conforme as necessidades.


“Sabe-se que alguns frequentadores do local possuem problemas com uso de abusivo de álcool e drogas, além de terem seus vínculos familiares rompidos, violação de direitos e situação de moradia na rua. É neste contexto que o nosso trabalho é focado, no reestabelecimento dos direitos básicos, no retorno ao convívio familiar e na superação da situação de rua e garantia do tratamento da dependência do álcool, quando o usuário aceita tais ações”, disse Sheyla.


Para acompanhar este trabalho, na manhã da última quarta-feira (31), o prefeito Evandro Mura; o vice-prefeito, Fernando Benitez; a primeira-dama, Elaine Mura e a segunda-dama, Fernanda Benitez, acompanhados da secretária de Assistência Social, Silvia Almeida, estiveram no Creas durante a distribuição do café da manhã.


“Este é um momento de acolhimento, são pessoas que necessitam desse cuidado, desta atenção, e o Creas por meio de sua equipe técnica acolhe e oferece esse amparo”, disse Evandro Mura.
O café da manhã é uma ação que teve início no dia 15 de agosto.


GRUPO DE APOIO
Há aproximadamente três meses, durante todas às quartas-feiras, após o café da manhã, é realizado o Grupo com as Pessoas em Situação de Rua. O encontro é conduzido pelo psicólogo Thiago Henrique Muniz Morilha pela assistente social Laice Crema Indalécio, sendo abordados diversos temas, além de orientações ao acesso à documentação pessoal, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais, distribuição de kits de higiene, acesso a benefícios sociais e programas de transferência de renda, entre outros.
“Nosso acompanhamento é sempre focado na inserção dessas pessoas na sociedade. Sendo desenvolvidas atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos. Muitos são os motivos que levam esse público a estar nas ruas e não cabe a nós julgar, mas oferecer apoio e, como poder público, garantir seus direitos. Eles não são invisíveis, são cidadãos como todos nós”, finalizou Sheila.
O Creas está localizado na Rua Pedro Stagliano, nº 23, Centro Sul, próximo ao Terminal Rodoviário.

Última Edição