DE OLHO NO CÉU: ASTRÔNOMO AMADOR EXPLICA COMO OBSERVAR ECLIPSE SOLAR PARCIAL VISÍVEL NO INTERIOR DE SP

Publicado em 2/10/2024 11:10

Os apaixonados por astronomia e espectadores sortudos no interior de São Paulo podem observar um eclipse solar anular parcial, próximo ao pôr do sol. O fenômeno ocorre nesta quarta-feira (2).
Embora ele não seja visível no Brasil como anular em sua totalidade, formando o famoso “anel de fogo”, o eclipse será especial. Segundo o astrônomo amador, Renato Poltronieri, o ideal é se posicionar em um local sem obstrução no horizonte.
Com ajuda de óculos de proteção ou com uma folha de papel branca, na qual se faz um pequeno furo no centro para permitir a passagem da luz solar, será possível observar o eclipse de forma nítida.


Você pode fazer o seu próprio projetor com um papelão e uma folha de papel branca. No meio dele, faça um furo. Mire o papelão para o Sol e ele vai projetar na folha de papel o que está acontecendo no céu. A cartilha do Observatório Nacional ensina como fazer o aparelho de duas formas diferentes nas páginas 23 e 24.


Outra forma de filtrar o Sol é usando óculos de soldador com classificação 14 ou superior. Eles podem ser encontrados em lojas de material de construção. No entanto, mesmo com os óculos com filtro 14, a exposição não deve se estender por muito tempo (máximo de 30 segundos).
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra. A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.
Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular (entenda abaixo). Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, se formará um eclipse solar total.
Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos ou outros artefatos. g1.

Última Edição