DEBATE NA GLOBO DEVE TER EMBATE ENTRE LULA E BOLSONARO; VEJA COMO ACOMPANHAR
O último debate entre os candidatos à Presidência da República antes do primeiro turno das eleições deste ano será nesta quinta-feira (29), às 22h30, na TV Globo. Confira aqui as principais informações sobre o debate.
QUEM VAI MEDIAR O DEBATE DA GLOBO?
O debate será mediado pelo jornalista William Bonner, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro (RJ). Além da TV Globo, a GloboNews e o G1 transmitirão o debate.
QUEM VAI PARTICIPAR DO DEBATE DA GLOBO?
De acordo com a emissora, devem participar do evento os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).
LULA VAI AO DEBATE DA GLOBO?
Líder das pesquisas de intenção de voto, Lula não compareceu ao último debate entre os presidenciáveis realizado pelo SBT, no sábado (24). Bolsonaro, que está em segundo lugar nas pesquisas, chegou a criticar a ausência do principal rival no debate. No domingo (25), o petista confirmou nas redes sociais que irá comparecer ao debate desta quinta-feira (29).
BOLSONARO VAI AO DEBATE DA GLOBO?
Com longo histórico de críticas à emissora, o presidente Jair Bolsonaro confirmou presença no debate. Em conversa com apoiadores, o presidente confirmou presença dizendo que vai “entrar na sala do capeta”.
VEJA AS REGRAS DO DEBATE DA GLOBO
Conforme a TV Globo, o posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, estarão Ciro Gomes, Bolsonaro, Padre Kelmon, Felipe D’Ávila, Lula, Simone Tebet e Soraya Thronicke.
O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.
As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato escolhe para quem direciona sua pergunta, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco.
No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado. IstoÉ.