DEFESA CIVIL EMITE ALERTA PARA NOVA ONDA DE FRIO DE ATÉ 3°C NO ESTADO DE SP
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu neste domingo (22) um alerta para a aproximação e passagem de uma frente fria em diversas regiões do território paulista nesta semana.
Segundo o órgão, a nova onda de frio estava prevista para chegar na tarde desta segunda-feira (23), como ocorreu, e provocou fortes chuvas no estado, com ventania de até 90 km/h em algumas áreas.
Há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos, quedas de árvores, entre outros problemas.
O alerta é válido para todo o estado de São Paulo e, de acordo com a Defesa Civil, a massa de ar polar trará temperaturas na quarta-feira (25) próximas dos 3°C nas regiões do Vale do Ribeira e Itapeva, com condição para geadas em algumas áreas, conforme tabela abaixo.
“Com o avanço da frente fria, entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), uma massa de ar polar deverá provocar uma queda acentuada das temperaturas em todo o Estado, com destaque para as madrugadas, quando são esperadas as menores mínimas”, disse a Defesa Civil.
TEMPERATURAS MÍNIMAS PREVISTAS EM SP
• Vale do Ribeira e na Região de Itapeva: 3°C com condição para geadas;
• Serra da Mantiqueira: 4°C também com possibilidade de geadas;
• Vale do Paraíba e nas regiões de Presidente Prudente e Marília: 6°C;
• Região Metropolitana de São Paulo e nas regiões de Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara: 7°C;
• Araçatuba e São José do Rio Preto: 8°C;
• Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 9°C;
• Litoral Norte: 11°C;
• Baixada Santista: e 12°C.
De acordo com o governo de SP, as regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Bauru e Marília devem registrar chuvas e rajadas de vento com intensidade moderada.
Já as regiões de Itapeva, Registro, Campinas, Sorocaba, Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista devem se preparar para chuvas e ventos com forte intensidade, exigindo atenção redobrada da população.
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. Além disso, em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade. g1.