DIA DA GUARDA MUNICIPAL É CELEBRADO EM SANTA FÉ DO SUL COM HOMENAGEM DO PREFEITO EVANDRO MURA E DO VICE CAPITÃO BENITEZ

Publicado em 4/09/2025 15:09

No último dia 3 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Guarda Municipal, a administração municipal de Santa Fé do Sul prestou uma homenagem especial à Guarda Civil Municipal (GCM), instituição que há 21 anos atua de forma decisiva no fortalecimento da segurança da cidade.
Fundada em 18 de junho de 2004, a GCM de Santa Fé do Sul foi uma das pioneiras na região noroeste paulista e está regulamentada dentro das normas constitucionais, dispondo de frota para patrulhamento – com veículos e motocicletas – além de equipamentos modernos, armas letais e não letais. Os agentes recebem constante capacitação profissional avalizada por órgãos estaduais e federais, como a Polícia Federal.


Ao longo dos anos, a corporação vem se destacando pela proteção ao patrimônio público, orientações de trânsito, abordagens em atitudes suspeitas, prisões, combate ao tráfico de drogas, atendimentos preventivos e apoio a instituições públicas e privadas. Atua também em parceria com as polícias Civil e Militar, reforçando o sistema de segurança pública do município.


Em sua mensagem, o prefeito Evandro Mura destacou a importância da corporação. “A Guarda Civil Municipal é motivo de orgulho para Santa Fé do Sul. Seu trabalho fortalece a segurança, garante tranquilidade à nossa população e contribui para consolidar nossa posição de estância turística, recebendo visitantes de diversas partes do Brasil. A presença de um efetivo atuante e preparado reflete diretamente no desenvolvimento da cidade, atraindo novos moradores, turistas e empreendedores. Segurança pública é uma política essencial do nosso governo, e por isso, em breve, ampliaremos o efetivo da GCM para avançar ainda mais nesta prestação de serviços”.
O vice-prefeito Capitão Benitez também enalteceu a corporação. “Nestes 21 anos de história, a Guarda Civil Municipal tem demonstrado profissionalismo, disciplina e dedicação à sociedade. Sua atuação integrada com outras forças de segurança é fundamental para manter a ordem e promover a paz social em Santa Fé do Sul”.
O comandante da GCM, Flávio Rodrigues, também destacou a data. “Neste 3 de setembro, em que celebramos o Dia Nacional da Guarda Municipal, dirijo-me com orgulho à população de Santa Fé do Sul para enaltecer a trajetória e o compromisso da nossa corporação. São 21 anos de história, desde a fundação em 18 de junho de 2004, dedicados à proteção do patrimônio público, ao ordenamento do trânsito, às abordagens preventivas e ao apoio constante a órgãos públicos e privados. Atuamos lado a lado com a Polícia Militar e a Polícia Civil, formando uma rede de cooperação em prol da segurança e do bem-estar coletivo. Nossa frota equipada com veículos e motocicletas, os investimentos em armamentos letais e não letais, e, sobretudo, a capacitação contínua de nossos agentes, reconhecida por órgãos estaduais e federais, refletem o compromisso da administração municipal em fortalecer a Guarda”.
“Tenho orgulho de comandar uma corporação que é referência em toda a região noroeste paulista, pioneira, atuante e regulamentada dentro das normas constitucionais. Nossa missão é servir com disciplina, responsabilidade e dedicação, sempre em defesa da população e na promoção da paz social. Agradeço a cada guarda municipal pelo empenho diário, que fortalece a segurança e contribui para o desenvolvimento de Santa Fé do Sul”, continuou ele.
A corporação tem como subcomandante Márcio Aurélio dos Santos e o diretor de Trânsito José Diego Faria. A corporação é composta por 38 agentes GCMs.
A administração municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da GCM, reconhecendo que investir em segurança é investir no futuro da cidade.

Última Edição