DOM DEMÉTRIO MINISTRA PALESTRA NA FUNEC
Foi realizado ontem à noite, dia 10, no Campus II da Funec, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, que este ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.
Estiveram presentes o bispo Dom Demétrio, o padre Eduardo Alves de Lima, o presidente da instituição, Ademir Maschio, a diretora pedagógica, Sâmira Âmbar Lins, professores e alunos.
Padre Eduardo enfatizou que o objetivo da campanha é fazer as pessoas pensarem se realmente o ser humano está sendo tratado com dignidade.
“A Campanha vem justamente para suscitar uma reflexão da realidade do tráfico humano, que não está tão distante das pessoas como nós, como imaginamos, mas perto- através da internet, do regime escravo com bolivianos e paraguaios, que são trazidos para cá para trabalhar em grandes centros, e ainda dos imigrantes de outros estados que são trazidos para cidades para trabalhar em canaviais”, explicou.
A campanha fala do tráfico de crianças para adoção, tráfico de órgãos, prostituição e ainda trabalho escravo. “É uma questão que precisa ser refletida porque está em nosso meio; é um problema a ser resolvido. O tráfico humano é o comércio ilícito que mais se movimenta (30 milhões de dólares por ano). O tráfico que hoje é mais visível é o da prostituição, principalmente de crianças que acabam sendo enganadas com falsas promessas”, ressaltou ele.
Na ocasião, após ser feito o lançamento, o bispo Dom Demétrio, da Diocese de Jales, ministrou uma palestra com o tema “Tráfico Humano: É para liberdade que Deus nos criou”, que fez alusão ao tema da campanha.