Domain Name Systems
Imagine você ter que decorar o seguinte número http://173.194.0.118, ao invés de www.google.com.br.
Claro que a palavra “Google” é muito mais fácil, e tudo isso acontece justamente devido a essa tecnologia que você aprendera um pouco mais adiante, chamada de DNS.
O sistema de nome de domínios ganhou vida nos 80, e veio para facilitar muito a nossa vida.
Imagine, ao falar ao telefone, precisamos ou ter o numero ou pelo menos saber o nome da empresa, e os computadores trabalham dessa forma ou eles conversam entre si através de seu IP, número identificador, ou então através de seu nome.
Imagine se, ao chamar uma pessoa na rua, você tivesse que dizer o CPF dela, então, em uma rede onde existem milhares de máquinas, a melhor forma de organizar isso é através do NDS.
A internet não entende a nossa língua, computadores muito menos, e os desenvolvedores de softwares trabalham para manter a nossa linguagem quão parecida aos micros, afim de facilitar nosso dia a dia.
Ao acessar a web, existem servidores que gerenciam esses nomes, chamados de servidores DNS.
Ao procurar um endereço que você digitou, o servidor procurara em si dados do site solicitado, e, caso não os encontre, o mesmo servidor encaminha o pedido a outro servidor, encontrando, assim, o destino final.
A centralização de dados não é feita em apenas um servidor. Sendo assim, caso o site ou endereço do servidor não contenham dados solicitados, a informação é encaminhada a outro servidor DNS, que, então, cuidará da conversão número/nome.