EM SANTA FÉ, MAIS DE 80 ALUNOS SÃO ATENDIDOS EM SALAS MULTIFUNCIONAIS

Publicado em 1/04/2014 10:04

A coordenadora da Educação Especial de Santa Fé, Ângela Maria de Almeida, e alguns professores da rede municipal estiveram, na sexta-feira da semana passada, dia 21, visitando a Associação do Deficiente Visual, em Fernandópolis.
O objetivo da visita foi trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido com os alunos deficientes visuais nas classes de ensino regular.
No início deste ano, a rede municipal recebeu do MEC – Ministério da Educação – quatro notebooks, dois computadores e três impressoras para serem usados nas escolas que oferecem salas de recursos multifuncionais, proporcionando, assim, melhorias no atendimento.
As salas multifuncionais têm equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, integrando alunos por meio da política de educação inclusiva. São salas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos alunos.
Segundo a secretária de Educação, Marilza de Almeida Marques, a sociedade já deveria estar preparada para a diversidade. “As necessidades das pessoas com deficiência são as mesmas de qualquer um, ou seja, aprender, conviver e se movimentar livremente. Na realidade, não é necessário pensar em adaptação para a deficiência e, sim, projetar ambientes e atividades que possam incluir qualquer pessoa no meio social, e a escola deve oferecer todas as condições, a fim de que o aprendizado seja efetivo”, ressaltou ela, que ainda destacou que a principal ferramenta para isso é o AEE – Atendimento Educacional Especializado -, considerado outra matrícula e acontece no contra turno da classe regular.
“O AEE deve se articular à proposta pedagógica do ensino regular e utilizar as salas de recursos multifuncionais, organizadas de forma que consigam eliminar todas as barreiras”, disse Marilza Marques.

Última Edição