ESTUDANTES DE SANTA FÉ DO SUL SE DESTACAM NA OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA ‘SEM FRONTEIRAS’

Publicado em 7/08/2025 09:08

Na última segunda-feira (4), foram divulgados os resultados da edição 2025 da Olimpíada Internacional Matemática “Sem Fronteiras” (MSF), e os alunos de Santa Fé do Sul têm motivos de sobra para comemorar. Ao todo, 13 equipes da cidade foram premiadas, tanto em nível regional (Sudeste) quanto em nível nacional, demonstrando excelência e dedicação no estudo da Matemática.
A prova foi realizada no dia 27 de maio, com a participação de 22 equipes compostas por estudantes do Ensino Fundamental (do 4º ao 9º ano). A olimpíada tem como principal característica o formato colaborativo e interclasse, promovendo o trabalho em equipe e o raciocínio lógico coletivo.


Criada em 1990, na França, a MSF é organizada internacionalmente pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, e no Brasil é coordenada pela Rede POC – Rede de Programas de Olimpíadas do Conhecimento, com apoio do Consulado da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação.


Mais do que uma competição, a MSF é uma oportunidade de intercâmbio científico e cultural, incentivando o gosto pela ciência, tecnologia e inovação entre os jovens estudantes.
O excelente desempenho das equipes santa-fé-sulenses reforça o compromisso das escolas da rede local com a educação de qualidade e o estímulo ao pensamento científico.
A Diretora Geral da Educação de Santa Fé do Sul, a professora Marilza Marques, parabenizou os alunos e professores pelo feito. “É com muito orgulho que celebramos o desempenho dos nossos estudantes nessa olimpíada internacional. Eles mostraram que, com dedicação e trabalho em equipe, é possível romper barreiras e alcançar grandes conquistas. Parabéns a todos os envolvidos!”
As conquistas foram celebradas pelo prefeito Evandro Mura, que destacou o papel fundamental da educação na transformação social e os investimentos contínuos realizados na rede municipal: “Essas medalhas são reflexo de um trabalho sério, comprometido e feito com amor por toda a nossa rede municipal de ensino. Parabenizo cada aluno que participou, especialmente os que conquistaram premiações, e agradeço a dedicação incansável dos nossos professores, coordenadores, diretores e toda a equipe pedagógica. Estamos colhendo os frutos dos investimentos que temos feito em estrutura, formação e valorização dos profissionais da educação. Santa Fé do Sul está de parabéns!”
CONFIRA AS EQUIPES PREMIADAS
• Escola Municipal “Agnes Rondon Ribeiro”: equipe do 6º ano – medalha de bronze (nacional e regional).
• Escola Municipal “Benedicto de Lima”:
• 5º ano – menção honrosa (nacional) e bronze (regional);
• 6º e 7º anos – medalha de bronze (nacional e regional).
• Escola Municipal “José Carlos Arantes”: 5º ano – medalha de bronze (nacional e regional).
• Escola Municipal “Cirley Volpe Lopes”: 5º ano – medalha de bronze (nacional e regional).
• Escola Municipal “Elisabeth Maria Calsavara de Almeida”: equipe “Os Equivalentes Mirins”, do 5º ano – medalha de bronze (nacional e regional).
• Escola Municipal “Marina de Oliveira”: equipe “Roxteens da Matemática”, do 5º ano – menção honrosa (nacional) e bronze (regional).
• Escola Municipal “Rosimares Camargo Benitez”: equipes do 6º, 8º e 9º anos – medalha de bronze (nacional e regional).
• Escola Municipal “Thereza Siqueira Mendes”:
• 8º ano – menção honrosa (nacional) e bronze (regional);
• 9º ano – medalha de bronze (nacional e regional).
As conquistas refletem o empenho de alunos, professores e gestores escolares em promover uma educação matemática ativa, inclusiva e de alto nível. A participação expressiva e os resultados obtidos mostram que Santa Fé do Sul segue firme no propósito de oferecer ensino público de excelência.

Última Edição