FACULDADES SOFREM TRANSTORNO COM DIVULGAÇÃO ANTIGA DE NOTA DO ENADE
Tem sido divulgada nas redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp, uma matéria publicada em janeiro de 2011, por um jornal da região, que dispõe sobre a reprovação pelo MEC – Ministério da Educação -, de cursos superiores de instituições de ensino da região, que haviam sido avaliados pelo Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes -, entre 2007 e 2009.
Dentre os cursos das faculdades citadas são Pedagogia, Administração e Educação Física, da Funec; Ciências Contábeis e Biologia da Unijales – Centro Universitário de Jales -; e Engenharia Ambiental, Matemática, Engenharia de Alimentos, Jornalismo Farmácia e Ciências Contábeis da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis -; assim como outras faculdades de São José do Rio Preto.
De acordo com a publicação, os cursos reprovados nas três instituições tiveram nota abaixo de 2, em um conceito entre 1 e 5.
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar
A publicação referente às notas de 2014 gerou transtorno tanto para as faculdades quanto para os alunos que nelas estudam.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de algumas faculdades, e elas informaram que, possuem as notas referentes ao Enade realizado em 2013; uma vez que, as notas do último exame realizado em 2014 ainda não foram divulgadas.
Segundo a assessoria de imprensa da Unijales, o curso de Ciências Contábeis, foi aprovado pelo MEC com a nota 3, em 2013, e, o curso de Biologia não teve sua reavaliação pois não está mais em funcionamento.
Já o setor de Marketing da FEF informou que, os cursos de Engenharia Ambiental, Matemática e Farmácia obtiveram nota 4, e os cursos de Engenharia de Alimentos, Jornalismo e Ciências Contábeis, nota 3, no Enade 2013.
O setor de Comunicação da Funec, por meio de nota, esclareceu o fato, e informou que os cursos de Administração e Educação Física foram avaliados com nota 3, e o curso de Pedagogia, nota 2, também no Enade de 2013.