FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA A OPERAÇÃO SÃO PAULO SEM FOGO
Nos dias 16 e 17 de abril, a Defesa Civil realizou na cidade de São José do Rio Preto uma oficina preparatória para a operação São Paulo Sem Fogo. A ação foi feita em parceria com as prefeituras e o Corpo de Bombeiros.
O treinamento foi direcionado para os agentes das Defesa Civil Municipais, brigadistas e voluntários com foco na redução de queimadas e incêndios tanto em áreas verdes urbanas como nas regiões das matas e florestas.
Na ocasião a Estância Turística de Santa Fé do Sul foi representada pelos funcionários públicos, o engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian, o médico veterinário Jeferson de Oliveira Mendonça (representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente); o inspetor da Guarda Civil Municipal, Diego Araújo da Silva; o GCM III, Jeosmar da Cruz Oliveira (Guarda Civil Municipal – GCM); Joel Fernandes da Silva e João Batista Santana (Setor de Limpeza).
O treinamento ofereceu instruções teóricas e práticas sobre o plano de contingência e previsão meteorológica, emissão de alertas e comunicação em desastres, incêndios florestais e danos à fauna e saúde pública no período de estiagem.
De acordo com o engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian, os incêndios florestais no Estado de São Paulo são mais comuns entre os meses de junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos. A maior parte dos incêndios é causada pelo homem de maneira intencional ou acidental.
“Os incêndios florestais é uma ameaça à biodiversidade, principalmente quando atingem ecossistemas que não são adaptados ao fogo, provocando a degradação da vegetação nativa e morte de animais silvestres”, concluiu Jeferson de Oliveira Mendonça.