GESTORES MUNICIPAIS DE SANTA FÉ DO SUL REALIZAM VISITA TÉCNICA AO CIACA EM JALES

Publicado em 27/08/2025 09:08

Na última sexta-feira, 22, uma comitiva de Santa Fé do Sul realizou uma visita técnica ao Ciaca – Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente –, localizado em Jales. O objetivo do encontro foi conhecer o funcionamento do serviço, que é referência regional no atendimento de saúde mental infantojuvenil, e iniciar estudos para a futura implantação de uma unidade semelhante em Santa Fé do Sul.


O Ciaca tem como público-alvo crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, que apresentam transtornos mentais moderados, severos e persistentes. O espaço oferece acompanhamento clínico, ações de reinserção social e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Também atende jovens em situação de uso ou abuso de álcool e outras drogas, estendendo o acompanhamento aos seus núcleos familiares por meio de atividades terapêuticas e preventivas, sempre com foco na ressocialização e habilitação para a vida em sociedade.


Além disso, o centro é voltado para crianças e adolescentes diagnosticados com depressão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos de aprendizagem, quadros ansiosos e outras condições, garantindo acompanhamento clínico e interdisciplinar especializado.
Entre as metas previstas para a implantação de um Ciaca em Santa Fé do Sul estão o fortalecimento da Rede de Proteção do município, a integração com a Atenção Primária à Saúde no matriciamento em saúde mental infantojuvenil e a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), ampliando o cuidado e a proteção às famílias.
Representaram Santa Fé do Sul na visita, Marcus Vinicius Rodrigues Peixoto, coordenador do Projeto Renascer e presidente do CMDCA; José Antônio de Andrade, da Secretaria Municipal de Assistência Social; Ana Vitória, representante da Saúde e da Apae, Taciana Buques, mãe atípica e membra da Amassol e Leandro Magoga, diretor de Planejamento.
A equipe foi recepcionada pela Ana Alice de Castilho Andreo, coordenadora de Saúde Mental do município de Jales, e por Rúbia Pirani, coordenadora do Ciaca, que apresentaram a estrutura, os fluxos de atendimento e as experiências exitosas do centro.
Com a iniciativa, Santa Fé do Sul dá um passo importante na construção de políticas públicas voltadas ao cuidado e à promoção da saúde mental de crianças e adolescentes, ampliando a rede de atenção especializada no município.

Última Edição