INSTITUTO DE METEREOLOGIA ALERTA PARA INCIDÊNCIA DE RAIOS NA REGIÃO

Publicado em 26/02/2014 11:02

A estiagem do começo do ano derrubou a média mensal de queda de raios na região de São José do Rio Preto – de 220 para 193 -, mas as chuvas esperadas para março podem aumentar esse índice.
Ontem, 25, o meteorologista José Carlos Figueiredo, do Ipmet – Instituto de Meteorologia -, da Unesp – Universidade Estadual Paulista -, de Bauru, confirmou que existe previsão de temporais com raios para a região nos próximos três dias. “Principalmente entre sexta-feira e sábado”, afirmou ele. Porém, ainda segundo José Carlos, a tecnologia ainda não permite ter precisão do momento exato nem do local, onde pode ocorrer a descarga elétrica.
Segundo o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais -, nos últimos dois anos foram registradas 4.485 raios na região de São José do Rio Preto, uma média de 7,43 raios por km². O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica, Osmar Junior, explica que, o volume de 193 raios registrados no mês passado ficou um pouco abaixo da média histórica, devido à estiagem atípica deste início de ano.
Treze mortes
Os números de mortes em decorrência de raios ainda não foram confirmados pelo Inpe nos anos de 2012 e 2013, mas mostram que municípios da região Noroeste Paulista registraram 13 mortes nos últimos dez anos. Em Santa Fé, não houve mortes por esse motivo.
Perigo no verão
Estudos indicam que o verão é a estação do ano com mais raios. Ao todo, o país registra, em média, 50 milhões de raios por ano. A primavera aparece em segundo com 32% dos casos e o mês de março está entre os três com mais incidência de descargas atmosféricas.
Além disso, o relatório do instituto mostra que 82% das vítimas fatais são homens, 19% dos casos foram registrados na zona rural; 15% estavam em casa e 14% dentro ou ao lado de veículos no momento em que foram atingidos pela descarga atmosférica.
Alerta
Os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou mesmo por meio de objetos metálicos ou equipamentos eletrônicos, telefonia, antenas, rede de TV e Internet via cabo ou rede de energia elétrica.
É recomendado evitar andar de moto nas ruas, segurar objetos metálicos e longos, ficar embaixo de árvores ou próximo de veículos. Em casa, deve-se evitar usar o telefone com fio, e manter distância de portas e janelas, bem como evitar equipamentos ligados a tomada.
Dicas gerais
Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados, ou que sua pele começou a coçar, fique atento, pois, isso pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado.
Fonte: Diárioweb

Última Edição