LANÇAMENTO DO PROGRAMA CRIA SP BUSCA INCLUIR SANTA FÉ NA REDE DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Publicado em 2/09/2022 08:09

No último dia 29 de agosto, aconteceu no Complexo Turístico o lançamento do programa Cria SP – Santa Fé do Sul Cidade Criativa, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que tem como principal objetivo o desenvolvimento da economia criativa, estimulando a geração de renda, a diversidade cultural e o desenvolvimento humano em cidades do Estado de São Paulo.
Durante o evento foi exibido o projeto, que terá a participação e o envolvimento de todas as secretarias do Governo Municipal.


Também foram apresentados os integrantes do grupo de trabalho, com representantes de diversos setores, como de artes, gastronomia, cultura, turismo, comunicação, entre outros, responsáveis por organizar e propor as ações para fomentar o desenvolvimento dos variados setores da economia criativa no município.


O programa Cria SP busca incluir Santa Fé do Sul na Rede de Cidades Criativas da Unesco, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais e, dentre as dez cidades selecionadas para elaborar um plano de desenvolvimento e concorrer a uma vaga na Rede, Santa Fé está entre elas.


O plano deve conter ações locais que levem em consideração as estratégias e políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana. Dar suporte à gestão municipal para futura estruturação de eventual candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco.


O Programa Cria SP faz parte do programa Juntos Pela Cultura 2022, que visa promover fortalecimento da cultura e da economia criativa em todas as regiões do Estado de SP, elevar a contribuição do setor cultural e criativo para o desenvolvimento e a sustentabilidade, consolidar as políticas públicas de cultura e economia criativa nos municípios, valorizar os municípios que priorizam a cultura e a economia criativa, entre outros.
O evento de lançamento contou com a presença da consultora do programa CRIA, Cris Maseda, e da gestora do programa Juntos Pela Cultura, Carolina Rocha, além de representantes de diversos setores de Santa Fé do Sul.
“A escolha para a participação no Cria SP nos colocou em contato com profissionais especializados em inserir cidades na Rede de Cidades Criativas da Unesco. Para Santa Fé do Sul foi designada a querida Cristina Maseda, que nos envolveu com bastante entusiasmo e carinho. Tenho certeza que juntos, ao lado de toda a equipe da Amigos da Arte, faremos um trabalho incrível e divisor de águas para nossa estância turística”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Márcio Adalto.
O prefeito Evandro Mura ressaltou que Santa Fé do Sul já desenvolve diversas ações de economia criativa em todas as secretarias do Governo Municipal e agora tudo isso será documentado através desse planejamento para apresentarem e concorrerem à inscrição do município na Rede de Cidades Criativas da Unesco. “Estamos muito felizes por Santa Fé ter sido escolhida e temos potencial para fazer parte dessa rede mundial de Cidades Criativas”, afirmou Mura.

Última Edição